DIVERSIDADE, PLURALIDADE E GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA - PNLD-2018
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53960Palavras-chave:
Livros didáticos, Pluralidade, Filosofia, PNLD-2018Resumo
O presente artigo resulta de uma análise das obras didáticas de filosofia aprovadas na última chamada do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2018. O objetivo é verificar se os livros ali selecionados contribuem para a superação das desigualdades, em especial as de gênero e de raça. A escolha do objeto de estudo justifica-se pela importância que as obras didáticas representam para a democratização do acesso ao conhecimento escolar, na medida em que são distribuídas em todo o território nacional e atingem praticamente todos os segmentos da sociedade. Do ponto de vista de seu status no universo escolar, compreende-se os livros didáticos como elementos de base da cultura escolar, conforme sugere Munakata (2016). O PNLD possui critérios gerais para a seleção das obras aos quais a disciplina de filosofia também deve se adaptar, porém isso não ocorreu em sua plenitude. Os livros didáticos narram a história da filosofia, mesmo quando organizados por temas, e não evidenciam as contribuições das mulheres e povos não europeus, nem tampouco registram as razões por que não figuram nessa história. Nas imagens e ilustrações escolhidas, destaca-se a preocupação em atender aos critérios eliminatórios do programa, registrando a pluralidade étnica e social. O mesmo esforço não é perceptível, no entanto, com relação ao diálogo entre tradição e questões contemporâneas, uma vez que a referência a mulheres, indígenas e afrodescendentes tem tratamentos diferenciados, restritos a capítulos à parte, sem o devido reconhecimento do valor filosófico de seus pensamentos.
Downloads
Referências
ARANHA, M. L. e MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: Notas sobre uma posição disciplinar. In: “Afrocentricidade: Uma abordagem epistemológica inovadora”. Elisa Larkin Nascimento (org.). Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira, nº 4. São Paulo: Selo Negro, 2009 (pp. 93-110).
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação. 04/2015 – CGPLIPNLD2018 – Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: filosofia – guia de livros didáticos – Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, p. 549-566, ser./des. 2004.
FANON, Franz. Pele Negra, Máscaras Brancas.Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de história e diversidade cultural: Desafios e possibilidades. CadernoCEDES, v. 25, nº 67, pp 378-388. Campinas, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a09v2567.pdf (03/07/14)
FIGUEIREDO, Vinicíus (org) Filosofia: Temas e percursos. BERLENDIS & VERTECCHIA EDITORES, 2ª ed. 2016.
GALLO, Silvio. Filosofia – experiência do pensamento. Ed. Scipione, 2ª ed. 2016.
GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter Omar (orgs.). Filosofia no ensino médio. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
LAUBE, Leandro. Contribuições africanas para a filosofia. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Filosofia. UFPR. Curitiba, 2020 (aprovada, não publicada).
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MELANI, Ricardo. Diálogos: primeiros estudos em filosofia. Ed. Moderna, 2016.
MUNAKATA, Kazumi, Livro didático como indício da cultura escolar. In: Hist. Educ. (Online) Porto Alegre. v. 20, n. 50, set./dez., 2016, p. 117-136.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
NOGUERA, Renato. O ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
PARANÁ, Legislação que implicam na Organização do Trabalho Pedagógico: Orientações à Rede Pública Estadual. Curitiba, SEED, 2017. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/otp_deb_legislacoes2018.pdf
VASCONCELOS, José Antonio. Reflexões: filosofia e cotidiano. Ed. SM, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).