O FARDO DA MULHER BRANCA:
MULHERES AFRICANAS NO DISCURSO OCIDENTAL FEMINISTA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i2.54030Palavras-chave:
Oyèrónkẹ́ OyěwùmíResumo
Tradução de “The White Woman’s Burden: African Women in Western Feminist Discourse”. In: African Women and Feminism: Reflecting on the Politics of Sisterhood, edited. Africa World Press, Trenton: New Jersey (2003), p. 25-43. O texto trata de temas interdisciplinares fundamentais à obra de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, principalmente no que tange aos principais caminhos percorridos no seu livro The Invention of Women: Making an African Sense of Western Gender Discourses (A Invenção das Mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero). Pela importância de considerar a interseccionalidade entre raça, gênero e classe, a denúncia do domínio do Ocidente na produção do conhecimento e a posição de poder ocupada pelas mulheres brancas e seus sérios reflexos nas relações com “mulheres” de sociedades não-ocidentais, já teríamos como justificar a disponibilidade em nosso idioma dessa tradução. No entanto, talvez o maior interesse em divulgar este texto repouse no fato de ouvirmos uma voz africana (contra colonial) que, devido ao racismo epistêmico, continua marginalizada na academia
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).