EXPERIÊNCIA E ESCOLA PARA JORGE LARROSA

Autores

  • Deyvison Lima UFPI
  • Antonia Cristiana Andrade

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.59877

Palavras-chave:

Experiência, Escola, Diferença, Jorge Larrosa

Resumo

Este artigo apresenta a escola, a educação e o ensino através de uma genealogia da experiência, segundo Jorge Larrosa. Com o objetivo de expor uma crítica às concepções normalizadoras do ensino e esboçar alternativas para a escola contemporânea, a educação é repensada como um lugar possível da experiência, ou melhor, da experiência como possibilidade da diferença. Assim, a infância, a experiência e a filosofia se cruzam ao pensar o ensino: a infância tratada como o momento original do começo – não de modo cronológico, mas sim como a origem sempre presente –, a experiência como aquilo que nos acontece e que se passa por nós/em nós e a filosofia como a infância do pensamento. Nesse contexto, o artigo aborda o ensino de filosofia como possibilidade da experiência, em vez de matérias ou conteúdos, mais afetiva do que formal, mais próximo de uma técnica de si do que  um mecanismo avaliativo, tendo em vista a prática de experiência, cuja finalidade é situar o saber da experiência no âmbito escolar. Após a constatação acerca da pobreza da experiência, em diálogo próximo com Walter Benjamin e Giorgio Agamben, apresenta as características dessa noção para Larrosa por meio da análise de sua tese, segundo a qual a experiência é “aquilo que me passa”. Logo após, articula a noção de experiência com o tema da escola, ou melhor, da scholé, em sua origem grega como tempo livre. A conclusão permite reconstruir criticamente o discurso da sociedade pedagogizada e as bases da instituição escolar contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burico. Belo Horizonte: Editora da UFMG. 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 3ª ed. 1987.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. 1ª. ed. Tradução de Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, G; GUATARRI, F. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr., Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1ª ed. 4. reimp. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

LARROSA, J. Elogio da escola. Tradução: Fernando Coelho. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018a.

LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Tradução Cristina Antunes, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018b.

LARROSA, J. Palavras desde o limbo: notas para outra pesquisa em educação ou, talvez, para outra coisa que não a pesquisa na educação. Revista Teias {S.I.}. v. 13. nº. 27, p. 287-298, jan./abril 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2021.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez, p. 4-27, 2011.

LARROSA, J. Algunas notas sobre la experiencia y sus lenguajes. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo, Editora da Unesp, 2004.

LARROSA, J. Estudar. Belo Horizonte: Autêntica 2003.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, abril, p. 20-28, 2002.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução Lílian do Valle. 3ª ed, 7 reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Artigos