O CORPO COMO EXPOENTE CRÍTICO:

ELEMENTOS DA ESTÉTICA IORUBÁ NA POÉTICA DE PAULO NAZARETH

Autores

  • Pedro Hussak van Velthen Ramos UFRRJ
  • Gabriela Reboredo Évora
  • Carlos Eduardo de Oliveira Cassiano

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63180

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Paulo Nazareth, Performance, Estética Africana, Povos Yorubás

Resumo

Este artigo aborda a obra do artista contemporâneo mineiro Paulo Nazareth, discutindo sua concepção de arte de conduta e analisando alguns de seus trabalhos, em particular aqueles construídos por meio de fotografias, panfletos, performances, instalações durante suas caminhadas ao redor do mundo. Além disso, busca-se apresentar alguns aspectos da sua trajetória, enfocando sua formação como artista e sua ligação com a comunidade em que nasceu, Palmital, bairro da periferia de Belo Horizonte. Do ponto de vista metodológico, além de entrevistas com o artista e artigos sobre o seu trabalho, utiliza-se a pesquisa da Dra. Naiara Paula Eugenio para estabelecer alguns pontos de contato entre a sua produção e a estética Yorubá, cujo princípio é a formação ético-estética de um indivíduo dentro de um corpo social. Com isso, busca-se mostrar a importância que o artista dá à sua ancestralidade conectando a linguagem contemporânea com ressonâncias de uma das culturas mais antigas da África.

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Referências

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Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE AFRICANA

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