MOVIMENTO, REPRESENTAÇÃO E FUNCIONALIDADE:

AFRICANIDADES ESTÉTICAS VISUAIS PRESENTES EM OBRAS DA ARTISTA ROSANA PAULINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63075

Palavras-chave:

Estética africana, Filosofia da arte, Arte afro-brasileira, Estética Yorubá, Filosofia Yorubá

Resumo

Sendo uma das artistas consagradas na arte contemporânea brasileira e trazendo questões estéticas e poéticas críticas quanto à situação racial no Brasil, sobretudo à mulher negra, a artista Rosana Paulino carrega em suas obras elementos estéticos africanos e afro-brasileiros advindos de seu berço cultural familiar. Este artigo busca assimilar elementos estéticos entre obras do ateliê e produção da artista e obras afro-brasileiras e africanas. Será feita a leitura da obra Assentamento com base nas investigações estéticas filosóficas da pesquisadora Naiara Paula Eugenio e da fruição da própria artista, e da obra Parede da Memória passando pelo seu processo criativo e algumas objeções sobre arte e estética afro-brasileira dos pesquisadores Kabengele Munanga e Rogério Vanderlei de Lima Trindade, entre outros.

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Biografia do Autor

Pedro Xavier do Lago, UFRRJ

Pedro Xavier do Lago, Licenciando em filosofia na UFRRJ.

Dr. Pedro Hussak van Velthen Ramos, UFRRJ

Pedro Hussak, possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2005). É professor Associado III de Estética na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), onde foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia de setembro de 2015 a setembro de 2017.

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Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE AFRICANA