Apresentação: "FILOSOFIA ESTÉTICA COMO MODO DE EXISTÊNCIA"

Autores

  • Naiara Paula Eugenio UERJ- CAPES

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63174

Palavras-chave:

Filosofia Africana, Estética Iorubá, Modo de Existência, Arte Africana, Arte Afrobrasileira

Resumo

Este é um texto de apresentação para  o Dossiê Estética e Filosofia da Arte Africana para a Problemata Revista Internacional de Filosofia. Articula a ideia de existência Estética com a própria existência humana, uma vez que para os iorubás o ser humano é criado como obra de arte dotado de beleza e capaz de criar e recriar tal ato. Resolve que sem a apreciação e criação Estética, a vida diminui de sentido até que deixa de existir enquanto producente intelectualmente, assim como o distanciamento da ideia de beleza aumenta o distanciamento do o afeto positivo, destina um corpo extenso, isto é, com suas percepções e espiritualidades e capacidades, ao lugar do não-humano e, por isso, para um mundo que considera o não-humano como outro dispensável, à violência. Procura mostrar que o dossiê traz modos de Estética Africanas e Africanas Diaspóricas que convivem conosco culturalmente. Expressa a ideia de sankofa, no sentido de que entende a necessidade de consultar a história ancestral para formular outros modelos de filosofar, demonstrando tais modelos nas linhas elaboradas pelos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Sônia. Censo psicossocial dos moradores em hospitais psiquiátricos do estado de São Paulo: um olhar sob a perspectiva racial. Sônia Barros, Luís Eduardo Batista, Mirsa Elizabeth Dellosi, Maria Mercedes L. Escuder. Acesso: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/nF4PdVbQJz3thK9sPThVkwP/?format=pdf&lang=pt em: 20 de Maio de 2022.

CAMPOS, Ana Cristina. Negro tem 2,6 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil. Ana Cristina Campos. In: Agência Brasil Rio de Janeiro, 2021. Acesso: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-08/risco-de-negro-ser-assassinado-e-26-vezes-superior em 20 de Maio de 2022.

EUGÊNIO, Roberta. MULHERES NEGRAS E PODER: UM NOVO ENSAIO SOBRE AS VITÓRIAS. Roberta Eugênio. Acesso: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/mulheres-negras-e-poder-um-novo-ensaio-sobre-as-vitorias/, em 25 de Maio de 2022.

LAWAL, Babatunde. The Gelede Spectacle: art, gender, and social harmony in an African culture/Babatunde Lawal. Editora Washington Press, 1996.

Mulheres negras sofrem mais com a violência obstétrica; ouça debate: Socióloga e médica falam sobre o assunto no podcast 40 Semanas. In: Folha de São Paulo. Acesso: https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/05/mulheres-negras-sofrem-mais-com-a-violencia-obstetrica-ouca-debate.shtml em: 20 de Maio de 2022.

MEIRELLES, Matheus. Homens e mulheres negros ainda são minoria em cargos de liderança no Brasil/ Matheus Meirelles. In: CNN São Paulo. Acesso em: https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/homens-e-mulheres-negros-ainda-sao-minoria-em-cargos-de-lideranca-no-brasil/, em 25 de Maio de 2022.

PORTO, Douglas. Negros representam 78% das pessoas mortas por armas de fogo no Brasil. Douglas Porto. In: CNN São Paulo, 2021. Acesso: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/negros-representam-78-das-pessoas-mortas-por-armas-de-fogo-no-brasil/ em 20 de Maio de 2022.

SANTOS, Babalawô Ivanir. Intolerância Religiosa no Brasil: Relatório e Balanço: religious intolerance in Brazil: report account. Babalawô Ivanir dos Santos, Maria das Graças O. Nascimento, Juliana B. Cavalcanti, Mariana Gino, Vitor Almeida (organizadores). - Rio de Janeiro: Kline: CEAP, 2017.

TUCHLINSKI, Camila. ‘Setembro Amarelo’: Racismo e exclusão social explicam alto índice de suicídio entre negros no País: Jovens negros têm maior chance de cometer suicídio no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde de 2019. In: O Estado de São Paulo, 2020. Acesso: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,setembro-amarelo-racismo-e-exclusao-social-explicam-alto-indice-de-suicidio-entre-negros-no-pais,70003420170 em: 20 de Maio de 2022.

VASCONCELOS, Caê. Número de homicídios de pessoas negras cresce 11,5% em onze anos; o dos demais cai 13%: Para não negros brasileiros, taxa de homicídios é semelhante à da Rússia, para os negros, Guatemala. Em 2018, a violência contra a população LGBT+ aumentou 19,8%; dados são do Atlas da Violência. Caê Vasconcelos. In: EL PAÍS, 2020. Acesso: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-27/numero-de-homicidios-de-pessoas-negras-cresce-115-em-onze-anos-o-dos-demais-cai-13.html em 20 de Maio de 2022.

em cada 10 jovens negros não terminaram o ensino médio. In: Observatório das Desigualdades. Disponível em: http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/?p=716 , Acesso em: 25 maio 2022.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE AFRICANA