ESCARIFICAÇÃO

ARTE, CORPO E ESPÍRITO NAS TRADIÇÕES IORUBÁS

Autores

  • Naiara Paula Eugenio UERJ- CAPES
  • Jornalista Eduarda Xavier de Melo Siqueira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63073

Palavras-chave:

Filosofia Iorubá, Estética Iorubá, Escarificação, Arte, Corpo, Beleza

Resumo

Atravessando o entendimento da presença fundamental da arte e beleza enquanto categorias que repassam valores, tradições, estabelecem contato com o sagrado e demarcam a cultura do povo Iorubá. O presente artigo pretende analisar um recorte da presença das escarificações no período pré e pós colonial por meio de análise comparativa de casos selecionados. Sendo estes identificados por obras de arte e pela presença no corpo físico iorubá. Considerando as escarificações enquanto produções artísticas que adornam não somente obras escultóricas mas também fazem do corpo sua própria tela, reforçando assim a itanlogia que remete ao ser humano enquanto primeira criação artística, presente nas pesquisas do historiador da arte iorubá Babatunde Lawal e Naiara Paula Eugenio. Através dessa pesquisa será observada a importância das marcações em sua materialidade e espiritualidade, o pertencimento à comunidade e os desafios de diante do mundo colonial da sobrevivência da prática que expõe na face identidade ancestral.

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Biografia do Autor

Jornalista Eduarda Xavier de Melo Siqueira, UFMG

Eduarda Xavier de Melo Siqueira, Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais e   pesquisadora de Estética e Filosofia da Arte Iorubá pelo Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios da UFRJ. eduardaxavierdesiqueira@gmail.com, Lattes : http://lattes.cnpq.br/0014408386591045

Referências

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Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE AFRICANA