ESCARIFICAÇÃO
ARTE, CORPO E ESPÍRITO NAS TRADIÇÕES IORUBÁS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63073Palavras-chave:
Filosofia Iorubá, Estética Iorubá, Escarificação, Arte, Corpo, BelezaResumo
Atravessando o entendimento da presença fundamental da arte e beleza enquanto categorias que repassam valores, tradições, estabelecem contato com o sagrado e demarcam a cultura do povo Iorubá. O presente artigo pretende analisar um recorte da presença das escarificações no período pré e pós colonial por meio de análise comparativa de casos selecionados. Sendo estes identificados por obras de arte e pela presença no corpo físico iorubá. Considerando as escarificações enquanto produções artísticas que adornam não somente obras escultóricas mas também fazem do corpo sua própria tela, reforçando assim a itanlogia que remete ao ser humano enquanto primeira criação artística, presente nas pesquisas do historiador da arte iorubá Babatunde Lawal e Naiara Paula Eugenio. Através dessa pesquisa será observada a importância das marcações em sua materialidade e espiritualidade, o pertencimento à comunidade e os desafios de diante do mundo colonial da sobrevivência da prática que expõe na face identidade ancestral.
Downloads
Referências
ABIMBOLA,Wande. A concepção iorubá da personalidade humana.Centre National de la Recherche Scientifique.Edição Nº 544. Paris. 1981.
BLIER, Suzzane Preston.Art and Risk in Ancient Yoruba: Ife History, Power, and Identity, C. 1300. Cambridge University Press. Inglaterra. 2015.
CHOUMALI, Joana. Haabre, the last generation. Disponível em <https://joanachoumali.com/index.php/projects/photography/haabre-the-last-generation>. Consulta em: 21 de outubro de 2020.
EUGENIO, WER. Filosofia africana: um estudo sobre a conexão entre ética e estética.Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39890/21266#> Consulta em: 02 de Junho de 2020.
LAWAL, Babatunde. Visions D’Afrique Yorubá. Continents Editions, Milan, 2012.
ORIE, lanik la.The Structure and Function of Yoruba Facial Scarification.Anthropological Linguistics, Volume 53, Number 1, Spring 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Naiara Paula Eugenio, Jornalista Eduarda Xavier de Melo Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).