O BRINCANTE DEVOTO:
PERFORMATIVIDADES PRETAS COMO VIA DE INSURGÊNCIA E REENCONTRO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63072Palavras-chave:
Estética Iorubá, Filosofia Iorubá, Teoria Teatral, Performances PretasResumo
Neste artigo pretende-se estudar a performatividade como modo de vida partindo da perspectiva iorubá para trazer elementos de complementaridade que se constitui na recriação e ressignificação dos sentidos de mundo africano e diaspórico como referência teórica para o teatro brasileiro, refletidos na cultura e nos modos de libertação e reencontro com princípios ontológicos dos povos negros, pensando as performatividades de Exu e sua atuação na ordem do mundo. Como mote suleador, proponho pensar a mística rebelde e brincante deste orixá, partindo do paradigma da travessia enquanto princípio fundante das criações estéticas e das teatralidades negras desde África e diáspora. Propõe-se elencar personagens e manifestações que refletem a comicidade nas manifestações populares nestes territórios - Mamulengo, Folia de Reis e Boi do Maranhão e a brincadeira do Cavalo Marinho - que, por vínculos históricos e culturais, estabelecem nas festividades seu ethos e projetos de vida oriundos das concepções entre o sagrado e a realidade na sua ritualização.
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