CABEÇA, CABELO E PENTEADO:
ORÍ E A ARTE SÓCIO-ESPIRITUAL DO PENTEADO IORUBÁ
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63074Palavras-chave:
Filosofia Iorubá, Estética Iorubá, Ori, Penteado, Arte, Arte IorubáResumo
Este trabalho pretende fazer uma breve reflexão sobre os penteados iorubás presentes nas produções artísticas escultóricas e tradicionais. Considerando que há uma quantidade significativa de penteados iorubanos não só os ainda utilizados hoje na contemporaneidade, mas também os que ficaram no passado de seus ancestrais, é necessário um recorte, assim o objetivo é discorrer brevemente sobre dois deles: o penteado agògo e o òjòmpetí. Esta análise tem em vista que a cabeça (orí) é um elemento importante e marcante em peças escultóricas tradicionais, tendo muitas vezes uma representação fiel e realística onde o penteado é elemento notável, sendo praticamente refeito no entalhar do corpo escultórico. Por isso este trabalho se empenha em analisar as intenções que preenchem os penteados iorubás, através da análise de imagens e pesquisa bibliográfica. Com o critério de utilizar autores pioneiros no campo da arte e estética iorubá como Naiara Paula Eugenio, Babatunde Lawal e Sophie Bosede Oluwole.
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Referências
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