CABEÇA, CABELO E PENTEADO:

ORÍ E A ARTE SÓCIO-ESPIRITUAL DO PENTEADO IORUBÁ

Autores

  • Naiara Paula Eugenio UERJ- CAPES
  • Arquiteta Nádia Regina Braga dos Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63074

Palavras-chave:

Filosofia Iorubá, Estética Iorubá, Ori, Penteado, Arte, Arte Iorubá

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma breve reflexão sobre os penteados iorubás presentes nas produções artísticas escultóricas e tradicionais. Considerando que há uma quantidade significativa de penteados iorubanos não só os ainda utilizados hoje na contemporaneidade, mas também os que ficaram no passado de seus ancestrais, é necessário um recorte, assim o objetivo é discorrer brevemente sobre dois deles: o penteado agògo e o òjòmpetí. Esta análise tem em vista que a cabeça (orí) é um elemento importante e marcante em peças escultóricas tradicionais, tendo muitas vezes uma representação fiel e realística onde o penteado é elemento notável, sendo praticamente refeito no entalhar do corpo escultórico. Por isso este trabalho se empenha em analisar as intenções que preenchem os penteados iorubás, através da análise de imagens e pesquisa bibliográfica. Com o critério de utilizar autores pioneiros no campo da arte e estética iorubá como Naiara Paula Eugenio, Babatunde Lawal e Sophie Bosede Oluwole.

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Biografia do Autor

Arquiteta Nádia Regina Braga dos Santos, USP

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP).

E-mail: nadia.rbsantos@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5329439764157212

Referências

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Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Dossiê especial - ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE AFRICANA