FILOSOFIA DA TECNOLOGIA:

RAZÃO INSTRUMENTAL, PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE E O MUNDO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65102

Palavras-chave:

Filosofia, Tecnologia, Ética, Razão Instrumental, Mundo Digital

Resumo

A filosofia é uma criação do gênio humano que busca conhecer a complexidade da realidade das coisas de maneira profunda, radical e em seu conjunto. Gilles Deleuze e Félix Guattari (1992) afirmam que se a filosofia fosse considerada uma ciência, seria a ciência de criar conceitos. Por esta perspectiva, é uma atividade do pensamento sistematizado que procura refletir conceitualmente acerca das demandas do real para conhecer as causas dos problemas que o envolvem. Assim, o presente artigo busca refletir acerca do problema da técnica e da tecnologia relacionada com o conceito de razão instrumental, criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer. A questão ética que envolve este problema será conectada com o conceito de princípio responsabilidade, pensado e elaborado pelo filósofo Hans Jonas. A expressão “mundo digital” é algo muito atual e diz respeito basicamente sobre a utilização e inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica em que realizamos um entrelaçamento de três elementos: razão instrumental, principio responsabilidade e mundo digital, cujo esforço é dialogar acerca da razão instrumental tecnológica no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maureci Moreira de Almeida, UFMT

Mestre em Estudo de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT. Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pelo NEPRE/UFMT. Tem Bacharelado e Licenciado em Filosofia pela UFMT. Atua com a Formação Continuada de Professores no CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso, no município de Pontes e Lacerda.

Luceni da Silva Oliveira, Unemat

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Licenciada em Matemática.

 

Referências

ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ALMEIDA, Lenildes Ribeiro Silva. A Produção do conhecimento segundo a Razão Instrumental. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 17, n. 9/10, p. 881-891, set./out. 2007. Disponível em <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/474/394> Acesso em: 06. nov. 2022.

ALMEIDA, Maureci Moreira de e RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. Aufklärung, identidade e modernidade no mundo globalizado. Disponível em <https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/22006> Acesso em: 21. nov. 2022.

ANTUNES, Deborah Christina. Da crítica Imanente à Razão Instrumental a um modo crítico de Ciências nas Humanidades: Algumas ideias da Escola de Frankfurt. Kalagatos – Revista de Filosofia. Fortaleza, CE, v. 6, N 12, 2009. Disponível em < https://www.revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5953> Acesso em: 28. out. 2022.

BACON, Francis. Novum Organum. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1971.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Apresentação. In: JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

CUPANI, Alberto filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. – Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.

DETTONI, Josenir Lopes e BARBA, Clarides Henrich de. Tecnologia, ética e meio ambiente em Hans Jonas: um olhar responsável para o futuro. Disponível em<https://redib.org/Record/oai_articulo2991719-tecnologia-%C3%A9tica-e-meio-ambiente-em-hans-jonas-um-olhar-respons%C3%A1vel-para-o-futuro#> Acesso em: 26. Out. 2022.

GILLES, Deleuze e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992

GUIMARÃES, Nathalia Muylaert Locks. A possibilidade de uma transformação social em Horkheimer: da teoria crítica à crítica da razão instrumental. São Paulo: UFCar, 2011. (Dissertação de mestrado)

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2002.

IHDE, Don. Tecnologia e o mundo da vida: do jardim à terra. Trad. Maurício Fernando Bozatski. Chapecó: Ed. Universidade Federal Fronteira Sul, 2017.

JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.

Downloads

Publicado

30-04-2023

Edição

Seção

Artigos