AUFKLÄRUNG, IDENTIDADE E MODERNIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.7443/22006Palavras-chave:
Aufklärung, Modernidade, Identidade, Globalização.Resumo
O texto propõe uma reflexão a partir de Kant e seu opúsculo Was ist Aufklärung?, tentando investigar a possibilidade de uma saída para a maioridade em face do mundo globalizado, contemplando três circunstâncias pontuais: a modernidade, a identidade e a atualidade. Tendo em vista que o filósofo de Königsberg levou em consideração a conjuntura sócio-cultural-histórica de sua época, o artigo, apoiado em Michel Foucault, refaz o mesmo questionamento, adaptando a discussão à hodierna globalização, não sem observar as considerações de Anthony Giddens, voltado à problemática da globalização, bem como Stuart Hall e Zygmunt Bauman, pensadores que se ocupam com a identidade contemporânea, imersa neste mesmo sistema globalizado.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i2.22006]
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
______. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gradel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
______. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia Moderna. Universidade do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaui.htm> Acesso em: 25 Maio 2013.
______. Introdução à história da filosofia: dos Pré-Socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia da Letras, 2002.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história do sistema de pensamento. In: O que são as luzes? (Org.) Manoel Barros da Mota. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
______. Uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero; Trad. Antonio Carlos Maia; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. 6. ed. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2007.
______. Modernidade e identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos lrineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
SOUZA, Wuldson Marcelo Leite. Uma Excursão Pelo Contemporâneo a Partir do Conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Dissertação de Mestrado. Cuiabá/MT, 2012.
TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as ideias que moldaram nossa visão de mundo. 3. ed. Trad. Beatriz Sidou. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).