AUFKLÄRUNG, IDENTIDADE E MODERNIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO

Autores

  • Maureci Moreira de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.7443/22006

Palavras-chave:

Aufklärung, Modernidade, Identidade, Globalização.

Resumo

O texto propõe uma reflexão a partir de Kant e seu opúsculo Was ist Aufklärung?, tentando investigar a possibilidade de uma saída para a maioridade em face do mundo globalizado, contemplando três circunstâncias pontuais: a modernidade, a identidade e a atualidade. Tendo em vista que o filósofo de Königsberg levou em consideração a conjuntura sócio-cultural-histórica de sua época, o artigo, apoiado em Michel Foucault, refaz o mesmo questionamento, adaptando a discussão à hodierna globalização, não sem observar as considerações de Anthony Giddens, voltado à problemática da globalização, bem como Stuart Hall e Zygmunt Bauman, pensadores que se ocupam com a identidade contemporânea, imersa neste mesmo sistema globalizado.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i2.22006]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maureci Moreira de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel e Licenciado em Filosofia. Especialista em Relações Raciais. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporanêa do Instituto de Linguagens, UFMT. Professor da Educação Básica, e trabalha no CEFAPRO, com a Formação Continuada de Professores de Filosofia e Sociologia.

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Sociologia, Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação de Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO, do Instituto de Linguagens, da UFMT.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

______. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gradel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

______. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Filosofia Moderna. Universidade do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaui.htm> Acesso em: 25 Maio 2013.

______. Introdução à história da filosofia: dos Pré-Socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia da Letras, 2002.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história do sistema de pensamento. In: O que são as luzes? (Org.) Manoel Barros da Mota. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

______. Uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero; Trad. Antonio Carlos Maia; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. 6. ed. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2007.

______. Modernidade e identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos lrineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

SOUZA, Wuldson Marcelo Leite. Uma Excursão Pelo Contemporâneo a Partir do Conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Dissertação de Mestrado. Cuiabá/MT, 2012.

TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as ideias que moldaram nossa visão de mundo. 3. ed. Trad. Beatriz Sidou. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Edição

Seção

Artigos