Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Problemata - Revista Internacional de Filosofia
Atual
Arquivos
Anúncios
Números temáticos
Acesso
Submissões
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 1 (2025): OS MÚLTIPLOS PANORAMAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A PARTIR DO PROF-FILO – edição especial
v. 16 n. 1 (2025): OS MÚLTIPLOS PANORAMAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A PARTIR DO PROF-FILO – edição especial
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1
Publicado:
10-04-2025
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO:
DOSSIÊ OS PANORAMAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PROF-FILO - 10 ANOS DE CAMINHOS
Valmir Pereira
5-7
PDF
Artigos
DAS POLÍTICAS DE INDUSTRIALIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO ENSINO DE FILOSOFIA
Marina Jenifer Sant Ana Borges Seemann
8-31
PDF
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE FILOSOFIA:
O OFÍCIO DA BUSCA
Cláudio Pinheiro
32-49
PDF
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO AXIOLOGIA:
APROXIMAÇÕES INTRODUTÓRIAS
Valter Ferreira Rodrigues
50-59
PDF
FILOSOFIA E LITERATURA, DESAFIOS E HORIZONTES PARA PESSOA DO PRIVADO DE LIBERDADE
Antonio Charles Santiago Almeida
60-66
PDF
FILOSOFIA E POESIA:
UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO NA CIDADE DE IPANGUAÇU/RN
Francisco Jobielson Silva, Lindoaldo Campos
67-84
PDF
LETRAMENTO E A PRESENÇA INTENCIONAL DO LETRAMENTO FILOSÓFICO:
UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA EM CHAPADINHA/MARANHÃO
Plínio Santos Fontenelle, Jônatas Viégas
85-102
PDF
LETRAMENTO FILOSÓFICO:
ESCRITA, AUTORIA E ANGÚSTIA COM FOCO NO OUTRO DA ESCRITA
José Aldo Camurça, Cristiano Dias da Silva
103-120
PDF
O ENSINO DA FILOSOFIA:
REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Francisco Rogério de Carvalho Moura, Genival Santos de Oliveira
121-127
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA, A SOCIEDADE DE CONTROLE E A CRIAÇÃO EM DELEUZE :
O PROBLEMA DA FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA NEOLIBERAL
Maria Helena de Sousa Melo, José Renato de Araújo Sousa
128-149
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA:
ASPECTOS MERLEAU-PONTYANOS SOBRE A CORPOREIDADE E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR PELAS MÃOS QUE FALAM
Plínio Santos Fontenelle, Eline Mesquita Almeida
150-169
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA:
PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR DA BNCC NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO
Maria Leda Melo Lustosa Pereira, Fabio Caires Correia, Leandro Beck Freiberg
170-187
PDF
O EQUILÍBRIO REFLEXIVO RAWLSIANO COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO APLICADO AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Alex de Mesquita Marinho
188-203
PDF
O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS
Karen dos Santos Melo, Valter Ferreira Rodrigues
204-210
PDF
O VERBUM E A DELIBERAÇÃO NA ESCOLA
Galileu Galilei Medeiros de Souza
211-221
PDF
OS TEMAS DA FILOSOFIA NO NOVO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO COMO POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA DISCENTE EM FILOSOFIA
Marcos Camargo Von Zuben, Moacir Araújo Dantas
222-245
PDF
POR QUE NÃO HÁ FILÓSOFOS LATINO-AMERICANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL?
Ivan Macedo Fraga
246-256
PDF
EXPERIÊNCIAR O FILOSOFAR E OS MUNDOS POSSÍVEIS NA AULA DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Junot Matos, Gildimar Guilherme da Silva
257-265
PDF
CAMINHOS, IDEIAS E AÇÕES DE NÚCLEOS DO PROF-FILO
PROF-FILO:
O QUE PODE UM ENCONTRO FORMATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
Maria Reilta Dantas Cirino, José Teixeira Neto, Erivânia Maria de Medeiros
266-285
PDF
SOBRE AS PRODUÇÕES DO PROF-FILO UFABC (2017-2023) NO ESCOPO DA SUBÁREA DE PESQUISA ENSINO DE FILOSOFIA
Patrícia Velasco, André Luis La Salvia
286-307
PDF
PROF-FILO, UMA REDE EPISTEMOLÓGICA E EDUCATIVA:
HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DO NÚCLEO UFCG
Flávio José de Carvalho
308-324
PDF
UM MESTRADO EM FILOSOFIA NO PANTANAL?
RELATO DA CRIAÇÃO DO PROF-FILO/UFMS EM MATO GROSSO DO SUL
Ricardo Pereira de Melo
325-330
PDF
PROFISSÃO, FILÓSOFO:
O PROF-FILO EM MATO GROSSO
Rodrigo Marcos de Jesus, Alécio Donizete da Silva
331-343
PDF
MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DA UFSCAR:
UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS E CONTINUIDADES
Adriana Mattar Maamari
344-355
PDF
ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA CRIAÇÃO DO PROF-FILO/UFT:
PERSPECTIVAS E AVANÇOS
Paulo Soares, José Soares das Chagas
356-374
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA AO SUL DO BRASIL:
REFLEXÕES, PRÁTICAS E APRENDIZAGENS NOS PRIMEIROS ANOS DO MESTRADO PROF-FILO DA UNESPAR
Samon Noyama, Thiago Stadler
375-388
PDF
TRAJETÓRIA E DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E ENSINO (PPFEN) DO CEFET-RJ
Felipe Pinto, Marcelo Senna Guimarães, Rafael de Oliveira Costa
389-403
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Navegar
Palavras-chave
Filosofia
Ética
Kant
Hegel
Liberdade
Heidegger
Marx
Política
Educação
Democracia
Gênero
Nietzsche
ciência
Religião
Ontologia
linguagem
Razão
Arte
verdade
Platão
Moral