APRESENTAÇÃO:

DOSSIÊ OS PANORAMAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PROF-FILO - 10 ANOS DE CAMINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.73217

Palavras-chave:

Filosofias de Fronteiras, Ensino de Filosofia, PROF-FILO

Resumo

"[...] o PROF-FILO se torna o espaço de produção e expressão das filosofias do Sul Global, colocando a periferia excluída no centro das suas pesquisas, dos seus debates e das diferentes leituras de mundo, pois parte de diferentes territórios, diferentes gêneros, diferentes autorias. Portanto, no âmbito da filosofia no Brasil hoje, é o PROF-FILO que tem o que mostrar de novo, de diálogo constante como os territórios que nos habitam.

O Dossiê que ora apresentamos é a expressão de tudo isso. Ao mesmo tempo em que iniciamos as comemorações dos dez anos do PROF-FILO, apresentamos à comunidade uma produção robusta, abrangente, pluriversal, inclusiva, representando todas as regiões do Brasil".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Filosofia (1988) e em História (1990) pelas Faculdades Associadas Ipiranga -São Paulo - SP, Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara-SP). Atualmente é Prof. Associado C, T-40 DE da Universidade Estadual da Paraíba, onde coordenou o curso de Filosofia (2012 - 2016). É Líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia UEPB/CNPq e membro do Travessias - Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação Antirracista UFPB). Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofias Africanas, Decolonialidades, Políticas Educacionais, Ensino de Filosofia, Educação e Marxismo. Professor Permanente do Mestrado Profissional, PROF-FILO, no núcleo da UFCG. 

Downloads

Publicado

10-04-2025