O VERBUM E A DELIBERAÇÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70380Palavras-chave:
Instrução, Educação, Deliberação, Herança cultural, Phrônesis.Resumo
Este artigo discute a função docente e das instituições de ensino na formação estudantil, destacando a transmissão cultural e o desenvolvimento da phrônesis como seus bens próprios. Fruto de reflexões realizadas em um Mestrado Profissional em Filosofia voltado para a formação de professores e motivado pela ocasião dos 80 anos do Colégio Diocesano Seridoense e os 20 anos do Curso de Filosofia da UERN, por uma abordagem dialética e fenomenológica, argumenta-se que a atividade educativa deve promover a phrônesis, orientada para o amor à verdade e ao bem civilizacional e das novas gerações. Inspirando-se em escritos como Insight de Bernard Lonergan, Missão da Universidade de José Ortega y Gasset, A crise da educação de Hannah Arendt, Professores para quê? de George Gusdorf e Ética a Nicômaco de Aristóteles, o texto inicia-se tematizando a gratidão aos bons mestres como disposição de base a ser esclarecida, levando à compreensão da educação como formação da personalidade, ligada ao desenvolvimento intelectual e moral, à cultura e à habilidade de bem deliberar.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. O livre arbítrio (De Libero Arbítrio). São Paulo: Paulus, 1995.
APPIAH, Kwame Anthony. A ciência (Cap. 4). In: APPIAH, Kwame Anthony. Introdução à Filosofia Contemporânea. São Paulo: Vozes, 2006, p. 122-162.
AQUINO, T. Suma Contra os Gentios (Summa Contra Gentiles). Porto Alegre/Caxias do Sul: Est Sulina/UCS, 1990.
AQUINO, T. Suma Teológica (Summa Theologiae). 4. ed. Campinas: Ecclesiae, 2016.
ARENDT, H. A crise da educação. In: ARENDT, H.; WEIL, E.; RUSSEL, B.; ORTEGA Y GASSET, J. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D'água, 2000, p. 21- 53.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2014.
GUSDORF, G. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HIGHET, G. A arte de ensinar. Campinas: Kírion, 2018. KREEFT, Peter. Sócrates encontra Descartes. Campinas: Vide Editorial, 2012.
LOBACZEWSKI, A. Ponerologia: psicopatas no poder. Campinas: Vide Editorial, 2014.
LONERGAN, B. Insight: um estudo do conhecimento humano. São Paulo: É Realizações, 2010.
ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. São Paulo: É Realizações, 2016.
ORTEGA Y GASSET, J. Missão da Universidade. Rio de Janeiro, 1999.
STENZEL, J. Platão Educador. Campinas: Kírion, 2021.
XENOFONTES. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. São Paulo: Edipro, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Galileu Galilei Medeiros de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).