Números temáticos

Conforme nossa Política Editorial, regida por princípios éticos pautados numa publicação acadêmica de qualidade, disponibilizamos abaixo os links para as edições especias da Revista Problemata:

 

10. MARXISMO E TEORIA CRÍTICA

O dossiê em tela resulta de uma proposta editorial da Problemata – Revista Internacional de Filosofia, concebida no ano do bicentenário do nascimento de Marx, ilustrado com capa de autoria do artista paraibano Wênio P. Araújo. A edição conta com textos de importantes nomes internacionais, tais como: Rolf Hecker (diretor da MEGA - Obra Completa de Marx e Engels), Rahel Jaeggi e Andreas Arndt (Berlim), Joachim Hirsch e Alex Demirovic (Frankfurt), Christoph Türcke (Leipzig), todos da Alemanha; David McLellan (Inglaterra); Michael Löwy (Paris, França); José Barata-Moura (Lisboa, Portugal); Ferrucio Andolfi e Giovanni Sgro' (Itália); dentre outros, incluindo autores latino-americanos e brasileiros.

Número organizado pelos professores Paulo Denisar Fraga e Wécio Pinheiro Araújo

Data da publicação: dezembro de 2019.

Clique aqui para acessar os artigos

 


09. DOSSIÊ DO GT ÉTICA E CIDADANIA: ANPOF 2018

O Grupo de Trabalho “Ética e cidadania” da ANPOF - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, traz ao público-leitor da "Problemata - Revista Internacional de Filosofia", da Universidade Federal da Paraíba, os artigos apresentados no GT, por ocasião do Encontro nacional da ANPOF, em 2018, na UFES.

Número organizado pelos professores Lorena de Melo Freitas, Enoque Feitosa, Neuro Zambam e Luciano da Silva.

Data de publicação: novembro de 2019

Clique aqui para acessar os artigos

 


 

08. FILOSOFIA AFRICANA

Os modos de pensar dos povos africanos e dos povos originários do continente americano têm sido ocultados na produção filosófica acadêmica e uma das maneiras de enfrentar esse racismo é discutir essa produção de pensamento. Por isso, fazer filosofia africana, no continente ou na diáspora, é resistir. Resistir a uma tentativa de apagamento que busca exterminar a potência negra no mundo. Assim, apresentamos esse Número Especial sobre a Filosofia Africana implicada em um projeto ancestral do combinado de não morrer pelas mãos do racismo.

Número organizado pelos professores Luciano da Silva, Enoque Feitosa e Adilbênia F. Machado.

Data de publicação: novembro de 2019

Clique aqui para acessar os artigos

 


07. ENSINO DE FILOSOFIA

Este número especial oferece ao público leitor uma coletânea de artigos sobre o Ensino de Filosofia sob diferentes perspectivas, conceitos e problemas filosóficos, com problematizações epistemológicas e/ou metodológicas. A educação filosófica tratada como questão filosófica, pedagógica e política. Os textos foram apresentados no V Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar – ANPOF, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, Paraíba.

Número organizado pelos professores Flávio Carvalho e Valter Ferreira Rodrigues

Data da publicação: outubro de 2018

Clique aqui para acessar os artigos

 


06. FILOSOFIA ALEMÃ

Esta edição especial resulta de um projeto envolvendo uma rede de pesquisadores do Brasil, da Alemanha e da França. O número é dedicado à filosofia alemã, entrecruzando os mais diversos temas dentro de um arco teórico pluralista que se estende dos clássicos aos contemporâneos, envolvendo desde Kant até Cassirer; assim como também de Hegel e Marx até a Teoria Crítica. A arte da capa é de Ivana de Vivanco, pintora chilena radicada em Leipzig, onde nasceu a ideia desta coletânea.

Número organizado pelo professor Wécio P. Araújo

Data da publicação: maio de 2018.

Clique aqui para acessar os artigos

 


05. FILOSOFIA DO DIREITO

Nesta edição especial, dedicada à reflexão da Filosofia do Direito, os autores refletem sobre o ser e o estar no mundo, a partir de uma visão que pense o nosso fazer como parte de uma totalidade histórica no interior da qual cumpre sempre um papel, conscientemente ou não, que pode ser de conservar o estado de coisas ou de contribuir para sua superação.

Número organizado por Enoque Feitosa, Lorena Freitas, Luciano da Silva e Fernando Monteiro

Data da Publicação: abril de 2017.

Clique aqui para acessar os artigos

 


04. FILOSOFIA POLÍTICA CRÍTICA

Edição especial dedicada à reflexão de uma Filosofia Política Crítica. Esse título inspira-se na obra do filósofo argentino Enrique Dussel, Hacia uma filosofia política crítica (Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001). Apresenta-se então a necessidade de se refletir sobre o desenvolvimento tecnológico contemporâneo no contexto de uma ética voltada para o futuro, para um mundo melhor

Número organizado por Antonio Rufino Vieira e Arivaldo José Sezyshta.

Data da Publicação: dezembro de 2016.

Clique aqui para acessar os artigos

 


03. FILOSOFIA DESDE AMÉRICA LATINA

Edição especial dedicada à possibilidade de um pensar insurgente, empreendido não a partir dos modelos "herdados" de parâmetros europeus ou de qualquer modo importado, mas nascido das peculiaridades de um pensar brasileiro e latino americano de modo geral, de uma "Filosofia desde América Latina".

Número organizado por Dr. Julio Cabrera – Professor da Universidade de Brasília.

Data da Publicação: agosto de 2015.

Clique aqui para acessar os artigos

 


02. 100 ANOS DE ESTUDOS SOBRE OS MANUSCRITOS FILOSÓFICOS CLANDESTINOS:
HOMENAGEM A GUSTAVE LANSON

Edição especial dedicada aos "100 anos de estudos sobre os manuscritos filosóficos clandestinos: Homenagem a Gustave Lanson". O número conta com a participação de pesquisadores e especialistas no tema de vários lugares do mundo, como França, Itália, Canadá e Brasil.

Número organizado por Leandro Sardeiro, Antonella del Prete e Roberto Sávio Rosa.

Data da Publicação: maio de 2013.

Clique aqui para acessar os artigos

 


01. DOSSIÊ ESFERA PÚBLICA (HABERMAS)

Edição especial com a participação de grandes pesquisadores brasileiros no campo da teoria crítica da Escola de Frankfurt. Neste número, em especial, é a vez da "Esfera Pública" como tema de debate que chama a atenção dos pesquisadores, em comemoração aos 50 anos da publicação do obra "Mudança estrutural da esfera pública" (1962-2012), de Habermas.

Data da Publicação: dezembro de 2012.

Clique aqui para acessar os artigos