ENSINO DE FILOSOFIA AO SUL DO BRASIL:
REFLEXÕES, PRÁTICAS E APRENDIZAGENS NOS PRIMEIROS ANOS DO MESTRADO PROF-FILO DA UNESPAR
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70968Palavras-chave:
Mestrado PROF-FILO, Ensino de Filosofia, UNESPAR, Formação Docente.Resumo
A criação do programa de mestrado profissional em Filosofia (PROF-FILO) na Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, surgiu em meio a uma série de transformações, desafios e obstáculos próprios de um período em que a construção da mais nova universidade estadual do Estado do Paraná se fazia no dia-a-dia dos/as trabalhadores/as da educação. Contando com sete docentes distribuídos/as em duas linhas de pesquisa e quatro projetos de pesquisa, o núcleo abriu a primeira turma no ano de 2017 e recebeu 10 docentes-estudantes advindos da rede básica de ensino. Agora, com sete turmas ao longo dos últimos oito anos, cabem algumas ponderações sobre a construção do programa em nosso núcleo, algumas especificidades e reflexões que revelam o que é um mestrado que está sempre em construção, já que aberto ao mundo do ensino de Filosofia. Trata-se, por fim, de um artigo construído a partir da experiência compartilhada entre dois professores que, além de orientadores de dissertações, ocuparam a função de coordenadores do núcleo de União da Vitória.
Downloads
Referências
ALVES, Suelen Aparecida. Saberes indígenas no ensino de filosofia: uma vivência intercultural. 2020. 148p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2020.
ARAÚJO, Carolina. Quatorze anos de desigualdade: Mulheres na carreira acadêmica de Filosofia no Brasil entre 2004 e 2017. Cadernos de filosofia alemã. v.24, n.1, p.13-33, 2019.
BRACIAK, Paulo. Facão, espingarda e heróis: uma experiência de ensino de filosofia a partir da Guerra do Contestado (1912-1926). 2023. 105p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2023.
BRASIL. Relatório do Seminário de Meio Termo da área 51 – Ciências e Humanidades para a Educação Básica. MEC/CAPES, 20 e 21 de novembro de 2023.
CAMARGO, Eliane de Fátima. Filosofar com a terra ou uma aprendizagem na educação do campo. 2021. 143p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 202.
CÂNDIDO, Helayne. O diário filosófico como experiência do sentir: reflexões acerca de uma educação para a sensibilidade nos anos finais do Ensino Fundamental I, durante a pandemia. 2023. 105p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2023.
CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psic.: Teor. e Pesq. v.27, n.4, p.403-410, 2011.
CEPPAS, Filipe. Ensaios de filosofia nos trópicos. Campinas: Ed.Unicamp, 2019.
FERNANDES, Eduardo Franscisco [eti alii]. Evasão discente na pós-graduação: uma análise a partir do Geocapes. Brazilian journal of development. v.7, n.12, pp.112313-112332, 2021.
FERREIRA, Cellem Daylane Sansana. Se eu não me lembro, também não quero esquecer: uma experiência filosófica na escola pública a partir da literatura de Bartolomeu Campos de Queirós. 2023. 112p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2023.
GELCHAKI, Sérgio. Uma proposta de filosofia pop para o ensino de filosofia. 2021. 96p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2021.
KINGERSKI, Liliam Beatris. Ensino de filosofia e o direito à educação de meninas e mulheres. 2023. 180p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2023.
NEVES, Marcelo Lima. Prática da escrita argumentativa no Ensino Médio: o uso de métodos filosóficos como roteiros ou gêneros textuais. 2023. 95p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2023.
REITZ, Rodrigo Scherer. O ensino de filosofia e o desenvolvimento de práticas educativas marcadas pelo exercício do poder dialógico e comunicativo. 2021. 107p. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samon Noyama, Thiago Stadler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).