O PROBLEMA DA ESCRITA: PRELÚDIO PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Samon Noyama

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41251

Palavras-chave:

Escrita. Schiller. Fichte. Educação estética

Resumo

No ano de 1795, Fichte e Schiller iniciam uma polêmica troca de cartas que pode ser entendida como a gênese da investigação acerca da escrita filosófica. Schiller recusara um artigo apresentado por Fichte, também membro da revista Die Horen, por sua forma dura, rígida e de difícil compreensão. O argumento se baseia na proposta de tentar unir a beleza da escrita poética à busca da expressão da verdade, comumente encontrada nos conceitos da filosofia. Schiller pretendia usar a beleza para desenvolver uma forma mais sensível de apresentar e fazer compreender melhor as ideias da filosofia. Fichte, que já retrucara o estilo epistolar das cartas para a educação estética de Schiller, pôs-se a elencar os argumentos para defender um estilo rígido, preciso e nada poético. A partir de então, a escrita pode ser investigada como um legítimo problema filosófico à luz da poesia, da ciência e da cultura, e, o debate em torno deste tema fomentado por Schiller, como um prelúdio ao seu projeto de uma educação estética da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ricardo. Schiller e a cultura estética. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

______. “Verdade e beleza: Schiller e o problema da escrita”. In: Revista SEAF. Rio de Janeiro: SEAF/Uapê, 2004, no4.

FICHTE, J. G. Filosofía y estética. Tradução de Faustino Oncina e Manuel Ramos. València: Universitat de València, 2007.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2002.

______. Cultura estética e liberdade. Tradução de Ricardo Barbosa. São Paulo: Hedra, 2009.

______. Kallias, ou sobre a beleza. Tradução de Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

______. Poesia ingênua e sentimental. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.

______. “Sobre os limites necessários no uso de formas belas”, em: Sobre a educação estética do ser humano numa série de cartas e outros textos. Tradução de Teresa Rodrigues Cadete. Lisboa: INCM, 1994.

Downloads

Publicado

24-08-2018

Edição

Seção

Dossiê Especial - MARGINAIS E CLANDESTINOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)