O ENSINO DE FILOSOFIA:

ASPECTOS MERLEAU-PONTYANOS SOBRE A CORPOREIDADE E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR PELAS MÃOS QUE FALAM

Autores

  • Plínio Santos Fontenelle Universidade Federal do Maranhão
  • Eline Mesquita Almeida Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.69704

Palavras-chave:

corporeidade, movimento, linguagem, fala, Merleau-Ponty

Resumo

Como resultado de pesquisa teórico-metodológica referente ao Programa de Pós-Graduação em Rede, o presente trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta que culminou na elaboração de material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que sejam verdadeiramente inclusivos e voltados à cidadania se faz necessário. A partir de estudos à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty podemos fortalecer esses elos quando passamos a compreender como a experiência de corporeidade nos proporciona tanto com a Filosofia quanto com a Libras uma relação direta da linguagem de um corpo-sujeito. Nos mais diversos teóricos estudados e, principalmente o já citado aqui, observa-se conceitos como percepção, corpo, corpo-próprio, expressão, linguagem, movimento e fala. Refletir essas temáticas buscando compreender o universo da língua do surdo nos propicia grande sustentabilidade nas abordagens de nossos estudos. Para atingir tal intento nos utilizamos de muitas obras, mas como leitura principal, a obra Fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty que melhor fundamenta nossas análises.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eline Mesquita Almeida, Universidade Estadual do Maranhão

Eline Mesquita Almeida Mestre em Ensino de Filosofia no Mestrado Profissional em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (Prof-Filo/UFMA) e Professora do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação nº19, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, poder Executivo, Brasília, 31 jan. 2012. Seção 1, p. 20.

______. Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências.

______. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

______. Lei 12.319, de 1° de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e

Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995.

CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo. EDUC. 2003.

CERLETTI, Alejandro A. KOHAN, Walter Omar. A filosofia no ensino médio: caminhos para pensar seu sentido. Tradução Norma Guimarães Azevedo. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1999.

_____. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty: a obra fecunda. Rev. Cult Merleau-Ponty: A Verdadeira Filosofia é Reaprender a Ver o Mundo, São Paulo, n. 123 – ano 11, São Paulo, abril/2008.

DUPONT, Pascal. Vocabulário de Merleau-Ponty. Tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010 (Coleção vocabulário dos filósofos).

FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.

FERREIRA, Rosângela Gomes. A hipótese de corporificação da língua: o caso de cabeça. Dissertação (Pós-Graduação em Letras - Letras Vernáculas) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

FONTENELLE, Plínio. Da percepção à visão radical do mundo: a condição de abertura do plano das imagens no percurso de Merleau-Ponty. 2014. 187 p. Tese de Doutorado. São Paulo, USP, FFLCH/Departamento de Filosofia.

LABORITI, Emmanuelli. O grito da gaivota. Tradução Ângela Sarmento. 2. ed. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 2000.

LAKOFF, G. JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Tradução Grupo de Estudo da Indeterminação e da Metáfora (GEI VI). São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

MARQUES, Rosso Rodrigo. A Experiência de ser surdo: uma descrição fenomenológica. Tese de doutorado. Florianópolis, 2008, 133p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

______. Elogio da Filosofia. 5. ed. Tradução António Braz Teixeira. Lisboa: Guimarães Editores, 1998.

______. O filósofo e sua sombra: sobre a fenomenologia da linguagem, a linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: Textos Escolhidos (Os Pensadores). v. XLI. São Paulo: Editora Abril, 1975.

MÜLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

PAVIANI, N. Mª S.; FONTANA, N. Mª. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/16/15. Acesso em: 18 de agosto de 2021.

PERLIN, Gládis T.T. Identidades surdas. In Skliar Carlos (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

PINTO, Débora Cristina Morato. Ciência e Filosofia em Merleau-Ponty: da psicologia da percepção à fenomenologia da existência. Revista Mente & Cérebro, São Paulo: Duetto editorial, n. 5. p. 84-90, 2015.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

SACRINI, Marcus Ayres Ferraz. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. Campinas, SP: Papirus, 2009.

______. O corpo em Merleau-Ponty: a dimensão carnal do mundo. In: Revista Mente & Cérebro. São Paulo: Duetto editorial, n. 5 p. 93-98, 2015.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação. 1998.

______. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.

THIERRY, Yves. Du corps parlante: le langage chez Merlea-Ponty. Bruxelles: Ousia, 1987.

WEILL, Pierre. ROLAND Tompakow. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 72. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

10-04-2025