FILOSOFIA E POESIA:
UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO NA CIDADE DE IPANGUAÇU/RN
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70981Palavras-chave:
filosofia, poesia popular, método Paulo Freire, Alfabetização filosóficaResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UERN, Campus Caicó/RN. Discute-se neste estudo a aplicação de uma proposta de intervenção a partir de reflexão realizada com base nos excertos de textos filosóficos utilizados nas aulas de Filosofia, que não afetavam de maneira positiva os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, na cidade de Ipanguaçu/RN. Desse modo, tem-se como objetivo analisar a intervenção educativo-filosófica desenvolvida a partir de um conjunto de unidades didáticas centradas no método Paulo Freire, utilizando a poesia popular de Traíra (1986) e Caldas (2009) como base para a constituição de palavras geradoras. Zambrano (2021) e Nietzsche (2012; 2009; 2008; 2005), compõe a base teórica para reunidade entre Filosofia e Poesia. Os resultados mostraram que, a partir da visão de Freire (2022; 2011; 2001; 1997; 1963), houve reconhecimento da identidade cultural dos educandos. Assim, depreende-se que é possível utilizar a poesia popular nas aulas de filosofia, como proposta de produção escrita em um determinado gênero textual, e que a poesia popular de Traíra (1986) e Caldas (2009) pode ser uma forma de aproximação entre o estudante e o saber filosófico.
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