POR QUE NÃO HÁ FILÓSOFOS LATINO-AMERICANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70929Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Filosofia Latino-americana, livro didáticoResumo
O presente artigo se propõe a discutir sobre a ausência dos filósofos latino-americanos nos livros didáticos de filosofia. Apesar de existir uma produção filosófica profícua na América Latina, sobretudo na América hispânica, nota-se que não há conteúdos relacionados aos pensadores latino-americanos no ensino de filosofia na educação básica no Brasil. Ao que parece, esta lacuna está diretamente ligada à forma como a filosofia foi inserida no Brasil. Desde o período colonial, passando pelo período Imperial e Republicano, nossos filósofos se ocuparam apenas com o pensamento das escolas filosóficas da Europa. Esse fenômeno, que parece ser uma característica da filosofia brasileira quando comparada com a filosofia produzida por nossos vizinhos, explicaria em parte esse silêncio sobre a filosofia latino-americana nos livros didáticos. Até a década de 1980 havia certa resistência nas academias de filosofia no Brasil contra a filosofia latino-americana. Isso refletiu-se na educação básica de modo que até hoje não encontramos nos livros didáticos o pensamento de um só filósofo latino-americano.
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