ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA CRIAÇÃO DO PROF-FILO/UFT:
PERSPECTIVAS E AVANÇOS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72865Palavras-chave:
ensino de filosofia, formação de professores, mestrado profissional em filosofia, neoliberalismo, ReuniResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama geral sobre a criação do PROF-FILO/UFT e o seu desenvolvimento até o presente, mostrando os limites, as possibilidades e os avanços que o programa trouxe para a qualificação de professores na região norte do Brasil, mas permeado por um debate crítico acerca do sucateamento das Universidades Públicas e da precarização do trabalho docente devido as reformas administrativas neoliberais, em curso desde os anos 1990. A Universidade Federal do Tocantins foi instituída nesse contexto, em um momento de interiorização e expansão do Ensino Superior, com repercussões na dinâmica de seu funcionamento e impacto na criação de cursos de graduação a partir do Reuni, caso do Curso de Licenciatura em Filosofia, que foi criado para formar professores de Filosofia a fim de atender às demandas do Estado do Tocantins, quando a disciplina se tornou obrigatória nos currículos escolares.
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