O ENSINO DA FILOSOFIA:

REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Francisco Rogério de Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí
  • Genival Santos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70266

Palavras-chave:

conhecimento, consciência filosófica, ensino da filosofia

Resumo

O presente artigo versa sobre a relevância do conhecimento na construção da consciência filosófica na educação básica. Tem como objetivo principal é compreender a relevância do ensino da filosofia na formação social dos indivíduos, por meio da construção da consciência filosófica. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. As fontes de pesquisa foram artigos, livros e leis. Constatou-se o ensino da filosofia é indispensável para a construção da consciência filosófica e estimular o aluno a refletir sobre as questões sociais contribui para a formação do mesmo e, consequentemente favorece o exercício da cidadania em sua plenitude, sendo necessário que o professor busque seu espaço enquanto formador apto e que as políticas públicas garantam o ensino da filosofia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

DALL’ AGNOL, Darlei. Valor intrínseco: metaética, ética normativa e ética prática em G. E. Moore. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008

GADOTTI, Moarcir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria Nazaré. (Orgs.) Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

LUCKESI, Cipriano C.; PASSOS, Elizete, S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCONI, Lakatos. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e intepretação de dados. São Paulo: Atlas, 2011.

MENDES, A. A. P. A construção do lugar da Filosofia no currículo do ensino médio: análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense. Curitiba, 2008.

PAIM, A. O estudo do pensamento filosófico brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1979.

PAVIANI, Jayme. Filosofia do ensino da filosofia. Petrópolis: Vozes, 2002.

REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Tradução Henrique C. de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1990, v. II.

SEVERINO, Antonio J. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

SILVEIRA, R. J. T. Ensino de Filosofia no Segundo Grau: em busca de um sentido. Campinas: FE-Unicamp, 1991.

Downloads

Publicado

10-04-2025