O ENSINO DA FILOSOFIA:
REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70266Palavras-chave:
conhecimento, consciência filosófica, ensino da filosofiaResumo
O presente artigo versa sobre a relevância do conhecimento na construção da consciência filosófica na educação básica. Tem como objetivo principal é compreender a relevância do ensino da filosofia na formação social dos indivíduos, por meio da construção da consciência filosófica. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. As fontes de pesquisa foram artigos, livros e leis. Constatou-se o ensino da filosofia é indispensável para a construção da consciência filosófica e estimular o aluno a refletir sobre as questões sociais contribui para a formação do mesmo e, consequentemente favorece o exercício da cidadania em sua plenitude, sendo necessário que o professor busque seu espaço enquanto formador apto e que as políticas públicas garantam o ensino da filosofia.
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