O EQUILÍBRIO REFLEXIVO RAWLSIANO COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO APLICADO AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70980Palavras-chave:
Rawls, Justiça como Equidade, Equilíbrio Reflexivo Amplo, Ensino de FilosofiaResumo
O estudo tem como objetivo descrever o trajeto teórico-metodológico necessário para a realização de um trabalho docente em Filosofia no Ensino Médio com base na utilização de elementos teóricos dispostos na concepção de Justiça como Equidade desenvolvida pelo filósofo norte-americano John Rawls, com ênfase no método do Equilíbrio Reflexivo Amplo. A proposta em questão está baseada na necessidade de se obter, a partir do processo educacional, indivíduos capazes de gozar de sua cidadania enquanto pessoas munidas de autonomia política, segundo a teoria rawlsiana. Foram abordadas discussões acerca do método do equilíbrio reflexivo caracterizado como amplo e também foi demonstrada a forma como se pode aplicar esse método nas aulas de Filosofia no Ensino Médio.
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