TRAJETÓRIA E DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E ENSINO (PPFEN) DO CEFET-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.71104

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Mestrado Profissional, Formação de Professores, PPFEN

Resumo

Este artigo faz um relato da trajetória do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) do CEFET-RJ, desde os antecedentes de sua criação em 2015, como uma iniciativa pioneira na oferta de oportunidade para a realização de pesquisas sobre o ensino de filosofia na educação básica e para a formação continuada de professores desse nível de ensino. Para tanto, procura reunir informações de pesquisas que versaram sobre o programa, dados sobre os estudantes, atuais e egressos, e sobre as dissertações e produtos educacionais ali produzidos. Registra também as parcerias e criações realizadas a partir do programa, incluindo as formulações sobre os produtos educacionais, a revista de Estudos de Filosofia e Ensino e o observatório do ensino de filosofia, de modo a produzir um quadro da atuação do PPFEN junto à educação básica e a outras iniciativas de formação de professores em nível de pós-graduação, como o PROF FILO.

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Biografia do Autor

Marcelo Senna Guimarães, UNIRIO

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professor de Ma-gistério Superior da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), membro do Pro-grama de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ) e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Rafael de Oliveira Costa, CEFET/RJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ)

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Publicado

10-04-2025