TRAJETÓRIA E DESAFIOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E ENSINO (PPFEN) DO CEFET-RJ
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.71104Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Mestrado Profissional, Formação de Professores, PPFENResumo
Este artigo faz um relato da trajetória do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) do CEFET-RJ, desde os antecedentes de sua criação em 2015, como uma iniciativa pioneira na oferta de oportunidade para a realização de pesquisas sobre o ensino de filosofia na educação básica e para a formação continuada de professores desse nível de ensino. Para tanto, procura reunir informações de pesquisas que versaram sobre o programa, dados sobre os estudantes, atuais e egressos, e sobre as dissertações e produtos educacionais ali produzidos. Registra também as parcerias e criações realizadas a partir do programa, incluindo as formulações sobre os produtos educacionais, a revista de Estudos de Filosofia e Ensino e o observatório do ensino de filosofia, de modo a produzir um quadro da atuação do PPFEN junto à educação básica e a outras iniciativas de formação de professores em nível de pós-graduação, como o PROF FILO.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nosso Tempo. In: Poesia Completa. Introdução de Silviano Santiago. 1.ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 2002. p.125-130.
BARBOSA, Rafael Mello. Criação do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ. Entrevista - Comunicação ANPOF, 03 fev. 2016. Disponível em: https://www.anpof.org.br/comunicacoes/entrevistas/entrevista-com-rafael-mello-barbosa-criacao-do-programa-de-mestrado-profissional-em-filosofia-e-ensino-do-cefet-rj. Acesso em: 15 mai. 2024.
CASTANHEIRA, M. et al.. “Análise de indicadores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ”. In PINTO et al. (2018, p. 219-232).
CASTILHO, S. A.; PINTO, F. G.; OLIVEIRA, T.. “A disciplina de Filosofia nos cursos de ensino médio integrado do CEFET/RJ”. In PINTO (2018, p.79-92).
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses estatísticas da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 08 mai. 2024.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses estatísticas da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 08 mai. 2024.
KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491/40205. Acesso em 30 de setembro de 2022.
KAPLÚN, Gabriel. Materiales “educativos” que no educan, materiales “no educativos” que educan. La Piragua: Revista Latinoamericana de Educación y Política, Santiago, n. 12-13, p. 155-169, 1996.
PINTO, F. G. et al. (orgs). Café: formação e autoformação em filosofia e outros cafés. Coleção Chás para a Filosofia v. 6. Rio de Janeiro: Publit, 2018.
PINTO, F. G.; PEREIRA, T. S.. Produtos educacionais de Filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.108-132, jan.-jun.2019.
PINTO, F. G.; PEREIRA, T. S. A produção educacional na área de Filosofia. Coluna ANPOF, 08 out. 2021. Disponível em: https://www.anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/-a-producao-educacional-na-area-de-filosofia. Acesso em: 15 mai. 2024.
PEREIRA, T. S.; PASCHOAL, A. E.. Ensino de Filosofia na Pós-Graduação. Entrevista – Comunicação ANPOF, 27 out. 2021. Disponível em: https://mail.anpof.org.br/comunicacoes/entrevistas/ensino-de-filosofia-na-pos-graduacao-entrevista-com-a-profa-dra-tais-silva-pereira-e-o-prof-dr-antonio-edmilson-paschoal. Acesso em: 15 mai. 2024.
PEREIRA, Taís Silva. “Possibilidades e limites para o fortalecimento do ensino de filosofia nas escolas por meio do compartilhamento de produtos educacionais: uma análise sobre a produção do PPFEN-CEFET/RJ no contexto dos Recursos Educacionais Abertos”. In RODRIGUES; VELASCO (2024, p. 141-160).
QUEIROZ, Christina. Crise nos programas de licenciatura. Revista Pesquisa Fapesp, ed. 332, out. 2023 [última atualização em 27 jan. 2024]. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/. Acesso em: 25 jul. 2024.
RODRIGUES, A.; VELASCO, P. D. N (orgs.). Sobre educação filosófica e práticas de ensino de filosofia: reverberações do GT filosofar e ensinar a filosofar no XIX Encontro Nacional da ANPOF. Toledo/PR: Instituto Quero Saber, 2024.
SILVA, Edson Moreno da. Curso de pós-graduação lato sensu em ensino de filosofia com ênfase na prática docente do Cefet/RJ: reflexões e contribuições. Dissertação (Mestrado PPFEN). Rio de Janeiro: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2021a.
SILVA, Edson Moreno da. Podcast Roda de Conversa Lato Sensu. Disponível em: https://anchor.fm/filosofia-latosensu, 2021b.
UNESCO. Declaração REA de Paris em 2012. Paris: 20 a 22 de julho de 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por. Acesso em: 20 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Pinto, Marcelo Senna Guimarães, Rafael de Oliveira Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).