O ENSINO DE FILOSOFIA:

PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR DA BNCC NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Leda Melo Lustosa Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Fabio Caires Correia Universidade Federal do Tocantins
  • Leandro Beck Freiberg Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0003-6517-7106

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70887

Palavras-chave:

ensino de filosofia, metodologia, competências e habilidades, BNCC, Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre as proposições metodológicas do ensino de Filosofia no Ensino Médio, baseadas nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Para tanto, abordaremos as concepções do ensino de Filosofia, aspectos teóricos presentes na BNCC e no Documento Orientador do Tocantins (DCT) e por fim, propostas metodológicas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que o ensino de Filosofia pode ser abordado como uma experiência transformadora utilizando a metodologia da problematização, integrando-se de forma interdisciplinar e transdisciplinar na área de CHSA. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática que serve como ponto de partida e referência, com o objetivo de propor estratégias pedagógicas interdisciplinares baseadas no contexto da sala de aula. Destacamos que a Filosofia, com sua linguagem argumentativa e reflexiva, conecta e transita nos componentes curriculares da área de CHSA. Essa abordagem permite romper com o modelo disciplinar tradicional, promovendo perspectivas de ensino integradoras, colaborativas e interdisciplinares. No entanto, para que essas mudanças sejam efetivas é essencial que o professor esteja disposto a se adaptar a esse novo modelo pedagógico pós-BNCC.

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Biografia do Autor

Maria Leda Melo Lustosa Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Aprovada com Média 10, Conceito A, Menção Honrosa. Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Docência das Disciplinas Pedagógicas do Magistério, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO. Possui Pós-graduação, lato sensu, em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o n 6747, Seção do Estado Tocantins, Subseção Palmas. Possui o Curso de Formação de Formadores pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) credenciado pela Portaria Enfam n 100, de 23 de abril de 2019. Professora Efetiva da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins (desde de 06/2002). Recebeu o Prêmio Internacional de Liderança (International Leadership Award) pelo Conselho Britânico (British Council), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) pela atuação e compromisso com a educação brasileira (2010). Autora do Livro: Formação Específica de Professores: Análise e proposições sobre a atuação docente nos estabelecimentos prisionais do estado do Tocantins. 1 ed. Jundiaí (SP): Paco, 2020. Atualmente é Acadêmica do Curso de 2 Licenciatura de Filosofia (Faculdade Faveni), Mestranda em Filosofia na UFT. Exerce a Advocacia, é Diretora do Centro de Ensino Médio Tiradentes/Palmas -TO.

Fabio Caires Correia, Universidade Federal do Tocantins

Professor Assistente no Departamento de Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho, UNESP-Campus Rio Claro. Doutor em Filosofia (2020) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (2016) - Universidade de Sorocaba. Licenciado em Filosofia (2021) - Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Filosofia (2010) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador Associado à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade (UCB/UNESCO). Coordenador do Núcleo de Estudos Violência, Democracia e Direitos Humanos (CNPq - Processo 409234/2022-2). Membro das Sociedades Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE - e Filosofia da Educação de Língua Portuguesa - SOFELP, do Grupo de pesquisa Ética, contemporaneidade e desconstrução III. Líder do Grupo de Pesquisa Violência, Democracia e Direitos Humanos (DGP/CNPq). Foi Editor-gerente, editor de texto e membro do corpo editorial do Periódico Intuitio (PUC-RS) (2017). Editor Associado da Revista Educação: Teoria e Prática (PPG-Educação UNESP-Rio Claro). Atuou como professor Substituto no Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Professor, Coordenador de Pesquisa e Extensão no Centro Universitário Católica do Tocantins (2021). Atua como Professor Colaborador-permanente do Mestrado Profissional de Filosofia da UFT (PROF-FILO/UFT). Suas principais pesquisas estão centradas nos seguintes temas: Theodor W. Adorno, Educação Superior, Teoria crítica, Fundamentos filosóficos da educação e Filosofia e história da Educação.

Leandro Beck Freiberg, Universidade Federal do Tocantins

Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2000) com ênfase em filosofia, psicologia e sociologia e Mestrado em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2002). Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2021). Professor no Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - UFT e do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO - UFT.

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Publicado

10-04-2025