O ENSINO DE FILOSOFIA:
PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR DA BNCC NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70887Palavras-chave:
ensino de filosofia, metodologia, competências e habilidades, BNCC, Ensino MédioResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre as proposições metodológicas do ensino de Filosofia no Ensino Médio, baseadas nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Para tanto, abordaremos as concepções do ensino de Filosofia, aspectos teóricos presentes na BNCC e no Documento Orientador do Tocantins (DCT) e por fim, propostas metodológicas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que o ensino de Filosofia pode ser abordado como uma experiência transformadora utilizando a metodologia da problematização, integrando-se de forma interdisciplinar e transdisciplinar na área de CHSA. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática que serve como ponto de partida e referência, com o objetivo de propor estratégias pedagógicas interdisciplinares baseadas no contexto da sala de aula. Destacamos que a Filosofia, com sua linguagem argumentativa e reflexiva, conecta e transita nos componentes curriculares da área de CHSA. Essa abordagem permite romper com o modelo disciplinar tradicional, promovendo perspectivas de ensino integradoras, colaborativas e interdisciplinares. No entanto, para que essas mudanças sejam efetivas é essencial que o professor esteja disposto a se adaptar a esse novo modelo pedagógico pós-BNCC.
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