PROF-FILO:

O QUE PODE UM ENCONTRO FORMATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70959

Palavras-chave:

Prof-Filo, núcleo UERN, ensino de filosofia, Educação Básica

Resumo

No presente artigo, afirmamos que algo acontece “entre” a Universidade, a escola e o ensino da filosofia. Sustentamos que as professoras e os professores de filosofia da educação básica, no Mestrado Profissional em Filosofia-Prof-Filo, põem em movimento esse acontecimento ao problematizar suas práticas, investigar suas apostas filosóficas e ao elaborar ações filosófico-educativas a partir da vida, concreta e singular, e dos desafios de ensinar filosofia no chão da escola. O texto que segue narra os movimentos de sete anos (2017-2024) do Núcleo do Prof-Filo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Uern/Campus Caicó e apresenta os resultados, os impactos sociais, as experiências, as perspectivas e os desafios da permanência e da continuidade formativa do Prof-Filo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Filosofia (UFRN). Professor Classe III, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Departamento de Filosofia, Campus Caicó. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo (Núcleo da UERN-Campus Caicó).

Erivânia Maria de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Especialista MBA em Gestão de Pessoas, pela Universidade Potiguar-UNP, graduada em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Agente técnica administrativa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotada no Campus Avançado de Caicó, na função de secretária do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo Uern. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4191317327246486

Referências

BARRA, Eduardo Salles de Oliveira; BARREIRA, Marcelo Martins. A intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO. In: Revista de Filosofia Galagatos. v. 18, n. 2, 2021, p. 140 – 156. ISSN 1884 – 9206.

CAMPOS, Lindoaldo; ZUBEN, Marcos de Camargo Von. (orgs.). Filosofia e seu ensino: reflexões e ações no PROF-FILO - UERN - CAICÓ. São Paulo/SP: Dialética. 2024. ISBN 9786527038931.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Produção Técnica – Grupo de Trabalho. Brasília: 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatorios-tecnicos-dav.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.394/1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Lei n. 11.6842008. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Base Nacional Curricular Comum – BNCC. 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 29/07/2024.

CIRINO, Maria Reilta Dantas; CANTALICE, Gizolene de Fátima Barbosa da Silva. filosofias e infâncias na educação básica: práticas e pesquisas em desenvolvimento no âmbito nacional de escolas pública. In: NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do; VELASCO, Patrícia Del Nero; CARVALHO, Flávio de. v encontro nacional anpof educação básica: a filosofia e o seu ensino. Nefi Edições: Rio de Janeiro/RJ, 2023. Disponível em: file:///Users/mariareiltadantascirino/Downloads/Anais%20do%20V%20Encontro%20Nacional%20ANPOF%20(1).pdf. p. 231 – 249.

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016. (Coleção: Teses e Dissertações). ISBN: 978-85-93057-02-1. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros

FÉLIX, Santana Taciana Mariz; CIRINO, Maria Reilta Dantas; MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. A luta por reconhecimento da mulher-pesquisadora na filosofia e na ciência: experiências de mulheres nordestinas na universidade pública. Problemata: R. Intern. Fil. v. 11. n. 3 (2020), p. 12-29. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53957 Acesso em: 28 jul. 2024.

FERRARO, Giuseppe. Crianças em Filosofia. Rio de Janeiro: NEFI, 2022.

KOHAN, Walter Omar. Prólogo. In: p. 9 – 10. FERRARO, Giuseppe. Crianças em Filosofia. Rio de Janeiro: NEFI, 2022.

LARROSA, Jorge. Desejo de realidade – Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter. (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 185 – 193.

MATOS, Junot Cornélio. Filosofando sobre o ensino de filosofia. In: Revista O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC/Rio. n. 36, v. 24, março de 2015. p. 367 – 382. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/453

RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; MATTOS, Francisco; et all. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. In: ACTIO: Docência em Ciências. Curitiba/PR. v. 5, n. 2, p. 1 – 17. Mai/agos/2020. ISSN 2525-8923. Disponível em: http//periódicos.ufpr.edu.br/actio

SANTOS, Maicon Costa dos; CIRINO, Maria Reilta Dantas. DIAGNÓSTICO EM DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA – PROF-FILO, EM REDE ACERCA DE TEMÁTICAS ENVOLVENDO ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS DE FILOSOFIA E INFÂNCIAS. In: Anais do Salão de Iniciação Científica da UERN (SIC UERN). Edições Uern: 2024. Mossoró/RN.

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_brn5UvHk6U30MLWVOToKhs1gC2Q1Xrl/view

, p. 671 - 675. ISSN 2526-7841.

TEIXEIRA NETO, José; CIRINO, Maria Reilta Dantas. (orgs.). Filosofias do ensino de filosofia: perspectivas filosóficas e ações educativo-filosóficas na educação escolar. Curitiba: CRV, 2020. ISBN 978-65-5578-389-6.

VELASCO, Patrícia Del Nero. O que é isto – O PROF-FILO? In: Revista O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC/Rio. v. 28, n. 44. p. 76 – 107. Jun – jul, 2019. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n44a659

VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de Filosofia como Campo de Conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, v. 1, n.1, 2019. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/419. Acesso em: 28 jul. 2024.

VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Pro-Posições. Campinas, SP. V. 33. 2022, p. 1-26. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/issue/view/1903. Acesso em: 28 jul. 2024.

Downloads

Publicado

10-04-2025