O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE:

PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Autores

  • José Teixeira Neto https://orcid.org/0000-0002-0290-3479
  • Joildo Dutra de Medeiros Professor de Ensino Religioso do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Brejo do Cruz-PB e professor de Filosofia do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.
  • Suédson Relva Nogueira Professor de Filosofia do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67248

Palavras-chave:

Exercícios, Aprendizagem, Filosofia

Resumo

O texto é uma composição de pesquisas desenvolvidas na graduação e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UERN) e pergunta se seria possível sugerir alguns “exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia a partir do Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2011), quer dizer, compor “exercícios de pensamento” que provoquem o estudante a tomar consciência da própria capacidade intelectual. O texto se divide em dois momentos, no primeiro, indica os “princípios” para uma educação filosófica e, no segundo, apresenta quatro exercícios. Por fim, conclui que nos exercícios, o professor e os estudantes teriam a oportunidade de pensar e colocar em prática uma aprendizagem em que cada um se põe como alguém que é capaz de se aventurar intelectualmente e que o mestre deve sempre querer ouvir o estudante, não para interrogá-lo, mas, para verificar a igualdade e desdobrar a emancipação.

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Biografia do Autor

José Teixeira Neto

Professor do Departamento de Filosofia, Filosofia Medieval

Joildo Dutra de Medeiros, Professor de Ensino Religioso do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Brejo do Cruz-PB e professor de Filosofia do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

Mestre em Filosofia (PROF-FILO 2019-2021), sob a Coordenação Geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Núcleo local da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Caicó-RN. Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Pós-Graduado Latu Sensu em Ética e Filosofia Política pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente sou professor de Ensino Religioso do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Brejo do Cruz-PB e professor de Filosofia do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

Suédson Relva Nogueira, Professor de Filosofia do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PROF-FILO/UERN (2020); Professor efetivo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2007); Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2017); Licenciado em Educação Física pela Universidade Pitágoras Unopar (2021); Curso de Especialização em Supervisão Educacional pela instituição Faculdades Integradas de Patos - FIP Patos (2013); Membro do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica CNPq/UERN; Assessor Pedagógico da 10ª DIREC (2020 - 2021); Coordenador Pedagógico da 10ª DIREC (2022); Professor supervisor do PIBID Filosofia - UERN/Campus Caicó.

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Publicado

31-08-2023