O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE:
PRINCÍPIOS E PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67248Palavras-chave:
Exercícios, Aprendizagem, FilosofiaResumo
O texto é uma composição de pesquisas desenvolvidas na graduação e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UERN) e pergunta se seria possível sugerir alguns “exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia a partir do Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2011), quer dizer, compor “exercícios de pensamento” que provoquem o estudante a tomar consciência da própria capacidade intelectual. O texto se divide em dois momentos, no primeiro, indica os “princípios” para uma educação filosófica e, no segundo, apresenta quatro exercícios. Por fim, conclui que nos exercícios, o professor e os estudantes teriam a oportunidade de pensar e colocar em prática uma aprendizagem em que cada um se põe como alguém que é capaz de se aventurar intelectualmente e que o mestre deve sempre querer ouvir o estudante, não para interrogá-lo, mas, para verificar a igualdade e desdobrar a emancipação.
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