OS TEMAS DA FILOSOFIA NO NOVO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO COMO POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA DISCENTE EM FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70977Palavras-chave:
ensino de filosofia, livro didático, PNLD, temas de filosofiaResumo
Este trabalho aborda questões sobre as bases conceituais que favorecem o ensino de filosofia no Ensino Médio, por meio da utilização e da experiência em sala de aula com os novos livros do PNLD 2021 por área do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é compreender como a filosofia ensinada, sob a abordagem por temas no livro didático em turma do Ensino Médio de escola pública, pode contribuir para que a experiência discente em filosofia se constitua proposta crítica de aprendizado e experiência do pensamento como exercício filosófico. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, pautada nas bases legais educacionais que fundamentam o ensino de Filosofia como disciplina no Ensino Médio, desde a LDB 9.394/96, até a homologação da BNCC (2018), e a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017). A pesquisa-ação/intervenção foi desenvolvida por meio de aulas auxiliadas pelo novo livro didático da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e buscou analisar se seria possível realizar uma experiência discente como exercício filosófico a partir dos temas dispostos no livro
Downloads
Referências
ALVES, Dalton José. Filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições na LDB; Campinas, SP: Autores associados, 2002.
BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020. (Livro 04 – Poder e política)
BRASIL. Ministério da Educação. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf.> Acesso em: 14 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Parte IV – Ciências Humanas e suas tecnologias, Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, V. 3. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Ciências. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2015: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2018: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia Digital PNLD 2021: obra didáticas por área do conhecimento e específicas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Filosofia no ensino de 2º grau. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985.
DIMENSTEIN, Gilberto; STRECKER, Heider; GIANSANTI, Álvaro Cesar; Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão, São Paulo: FTD, 2008.
FÁVERO, Altair Alberto et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, v. 24, n. 64, p.257-284. set./dez. 2004.
FILGUEIRAS, Juliana Miranda. As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos de 1940. Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 1 [31], jan./abr. 2013, p. 159-192.
FREITAG, Bárbara et al. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GALLO, Sílvio; ASPIS, Renata Lima. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LINDBERG, Christian. O ensino de Filosofia e a reforma educacional: o que fazer? In: Coluna anpof: Boletim especial Anpof., 17 ago. 2022. Disponível em: https://anpof.org/portal/index.php/en/38-coluna-anpof/2052-o-ensino-de-Filosofia-a reforma-educacional. Acesso em: 06 out. 2023.
LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
MINAYO, Marília Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, dez. 2004, p. 123- 144.
RIOS, Terezinha. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Camargo Von Zuben, Moacir Araújo Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).