OS TEMAS DA FILOSOFIA NO NOVO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO COMO POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA DISCENTE EM FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70977

Palavras-chave:

ensino de filosofia, livro didático, PNLD, temas de filosofia

Resumo

Este trabalho aborda questões sobre as bases conceituais que favorecem o ensino de filosofia no Ensino Médio, por meio da utilização e da experiência em sala de aula com os novos livros do PNLD 2021 por área do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é compreender como a filosofia ensinada, sob a abordagem por temas no livro didático em turma do Ensino Médio de escola pública, pode contribuir para que a experiência discente em filosofia se constitua proposta crítica de aprendizado e experiência do pensamento como exercício filosófico. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, pautada nas bases legais educacionais que fundamentam o ensino de Filosofia como disciplina no Ensino Médio, desde a LDB 9.394/96, até a homologação da BNCC (2018), e a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017). A pesquisa-ação/intervenção foi desenvolvida por meio de aulas auxiliadas pelo novo livro didático da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e buscou analisar se seria possível realizar uma experiência discente como exercício filosófico a partir dos temas dispostos no livro

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Biografia do Autor

Moacir Araújo Dantas, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

Mestre em Filosofia pelo Prof-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela UERN; Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); atualmente cursando Pedagogia pela UFRN; especialização em Gestão Escolar (UFRN) e, professor da Educação Básica (Ensino Médio) nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Possui experiência na área de Educação, gestão e administração escolar, desenvolve trabalhos na área de Sociologia e Linguagem.

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Publicado

10-04-2025