DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE FILOSOFIA:
O OFÍCIO DA BUSCA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70857Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Tecnologia da Informação e comunicação, Software EducativoResumo
A questão relativa ao ensino de filosofia e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), desponta como uma das grandes preocupações de professores e pesquisadores nos últimos anos, pois, ambientar os estudantes no rico e diversificado universo conceitual da filosofia, tal e qual, os conhecimentos propedêuticos necessários para seu estudo e assimilação, imputa no professor a necessidade de inovar na forma de ensinar. Contudo, faz-se necessário uma atenta reflexão sobre os critérios de utilização e desenvolvimento desses recursos, para que de fato se atinja os objetivos esperados. A prática educativa de autores como Seymour Papert, aponta para uma direção de inovação, onde as TIC têm um lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a experiência de confecção de um software educativo, que é um RPG digital, para auxiliar professores no ensino de filosofia, tendo a ludicidade como suporte pedagógico, possui um grande potencial de fornecer contextos de ensino e aprendizagem mais atrativos e prazerosos, principalmente para estudantes da geração Z.
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