O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72514Palavras-chave:
didática, ludicidade, jogo, ensino de filosofiaResumo
O presente artigo tem como proposta de material didático pedagógico um jogo da memória que pode ser inserido no ensino de Filosofia como um elemento facilitador para que os estudantes conheçam os filósofos e seus conceitos. Nesse contexto, buscamos a articulação entre teoria e prática para fundamentar a utilização do jogo da memória com os estudantes do ensino médio. Ao construir esse jogo buscamos trazer para a sala de aula uma aprendizagem eficaz em que o sujeito estudante se interesse, participe, reflita e interaja com o objeto a ser apreendido. Desta forma a metodologia pode ser dividida em três etapas: 1) mobilização para o conhecimento – corresponde ao momento que docente deve motivar o interesse dos estudantes pelo conteúdo a ser estudado; 2) construção do conhecimento – relação entre os estudantes, o conhecimento e o jogo da memória; 3) elaboração e síntese do conhecimento – cabe ao docente auxiliar os estudantes a elaborar e explicitar a síntese do conhecimento. Essa possibilidade metodológica pode ser usada no ensino de filosofia na educação básica nos levando a refletir sobre a inserção de jogos como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem do estudante, e tornar a aula mais dinâmica e interativa, pois o jogo diverte e alegra, mais também coloca o conhecimento na prática para ser vivenciado pelo estudante, que ao jogar, aprende, transformando o conhecimento em um movimento dinâmico, onde as ideias debatidas nunca serão as mesmas.
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