FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO AXIOLOGIA:

APROXIMAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70915

Palavras-chave:

Axiologia, Filosofia da educação, Ética, Lima Vaz, Sánchez Vazquez

Resumo

Focado na formação docente, o presente texto volta-se especialmente ao público universitário em geral, como pós-graduandos/as e estudantes de Pedagogia e das licenciaturas, seja porque pesquisam sobre a Filosofia e seu ensino, seja porque possuem disciplinas de Filosofia em seus currículos de graduação, a exemplo da Filosofia da Educação. Nele abordamos a dimensão axiológica da Filosofia no campo da educação escolar desde a perspectiva de uma teoria dos valores que trata de refletir acerca das normativas ético-morais subjacentes a toda e qualquer educação e processo formativo. As duas referências importantes na área são Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) e Adolfo Sánchéz Vázquez (1915-2011), pensadores que deixaram um importante legado nos temas da ética e da moral. O artigo apresenta as compreensões vaziana e vazquiana do agir ético/moral e como ambas compartilham semelhanças do ponto de vista histórico-conceitual. A distinção entre ambos se refere à mediação da práxis. Para Vaz, os atos éticos/morais são mediados pela práxis, que os remetem a um conflito ético. No caso de Vázquez, o agir ético/moral se dá em relação à subjetividade, em que a liberdade e a autonomia humanas permitem ao indivíduo agir conforme suas próprias normas e valores. Finaliza demonstrando como que a Ética Filosófica serve de base para compreendermos a dimensão axiológica da educação e do ensino nos permite refletir sobre como os valores e normas estão presentes nas práticas educativas e nas relações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

DIONIZIO NETO, M.; RODRIGUES, V. F. N. Filosofia: um olhar sobre a educação, a ética e a linguagem. Campina Grande: Editora da UFCG, 2016.

FOUCAULT. M. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010

RODRIGUES, V. F. A transcendência na ética de Lima Vaz. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2007.

______. O ensino de filosofia como experiência crítico-criativa do filosofar: limites e possibilidades. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2007.

VAZ, H. C. L. Escritos de Filosofia II: Ética e Cultura. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

______. Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

______. Escritos de Filosofia V: Introdução à Ética Filosófica 2. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

VAZQUÉZ, A. S. Ética. Trad. João Dell’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

ZATTI, V.; EUZÉBIO, M. S. P. Educação como processo de formação humana e suas raízes não utilitárias: paideia, humanitas e Bildung. IXTLI – Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação. v. 8, n. 16, p. 193- 215, 2021.

Downloads

Publicado

10-04-2025