FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO AXIOLOGIA:
APROXIMAÇÕES INTRODUTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70915Palavras-chave:
Axiologia, Filosofia da educação, Ética, Lima Vaz, Sánchez VazquezResumo
Focado na formação docente, o presente texto volta-se especialmente ao público universitário em geral, como pós-graduandos/as e estudantes de Pedagogia e das licenciaturas, seja porque pesquisam sobre a Filosofia e seu ensino, seja porque possuem disciplinas de Filosofia em seus currículos de graduação, a exemplo da Filosofia da Educação. Nele abordamos a dimensão axiológica da Filosofia no campo da educação escolar desde a perspectiva de uma teoria dos valores que trata de refletir acerca das normativas ético-morais subjacentes a toda e qualquer educação e processo formativo. As duas referências importantes na área são Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) e Adolfo Sánchéz Vázquez (1915-2011), pensadores que deixaram um importante legado nos temas da ética e da moral. O artigo apresenta as compreensões vaziana e vazquiana do agir ético/moral e como ambas compartilham semelhanças do ponto de vista histórico-conceitual. A distinção entre ambos se refere à mediação da práxis. Para Vaz, os atos éticos/morais são mediados pela práxis, que os remetem a um conflito ético. No caso de Vázquez, o agir ético/moral se dá em relação à subjetividade, em que a liberdade e a autonomia humanas permitem ao indivíduo agir conforme suas próprias normas e valores. Finaliza demonstrando como que a Ética Filosófica serve de base para compreendermos a dimensão axiológica da educação e do ensino nos permite refletir sobre como os valores e normas estão presentes nas práticas educativas e nas relações pedagógicas.
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