EXPERIÊNCIAR O FILOSOFAR E OS MUNDOS POSSÍVEIS NA AULA DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72759Palavras-chave:
experiência, filosofar, sala de aula, educação básicaResumo
O artigo tem como escopo buscar possibilidade para pensar o ensino de filosofia no chão da escola. A premissa fundante assenta-se na ideia de que uma filosofia doutrinária, deslocada da vida do aluno, centrada na suposta autoridade do docente não é capaz de seduzir e mobilizar a garotada. Centramo-nos, a então, a nos perguntar qual os pensares possíveis do filosofar no chão da escola, e quais são as repercussões dos questionamentos expressados pelos estudantes. Apoiados em Deleuze e Guattari, (2010) ocupamo-nos da temática dos mundos possíveis, e, acompanhados de Larrosa (2014), tentamos especular pela questão da experiência. Como experienciar esses mundos mediados pela sala de aula? Em tal caminhar adentramos na escola como sendo um desses mundos onde o filosofar pode ser experienciado
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