EXPERIÊNCIAR O FILOSOFAR E OS MUNDOS POSSÍVEIS NA AULA DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72759

Palavras-chave:

experiência, filosofar, sala de aula, educação básica

Resumo

O artigo tem como escopo buscar possibilidade para pensar o ensino de filosofia no chão da escola. A premissa fundante assenta-se na ideia de que uma filosofia doutrinária, deslocada da vida do aluno, centrada na suposta autoridade do docente não é capaz de seduzir e mobilizar a garotada. Centramo-nos, a então, a nos perguntar qual os pensares possíveis do filosofar no chão da escola, e quais são as repercussões dos questionamentos expressados pelos estudantes. Apoiados em Deleuze e Guattari, (2010) ocupamo-nos da temática dos mundos possíveis, e, acompanhados de Larrosa (2014), tentamos especular pela questão da experiência. Como experienciar esses mundos mediados pela sala de aula? Em tal caminhar adentramos na escola como sendo um desses mundos onde o filosofar pode ser experienciado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSCH, Eulália. Quem educa quem? Educação e vida cotidiana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2023.

BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. (Orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

DOLTO, Françoise. A causa dos adolescentes. Trad. Julieta Leite. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de ser professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.

O direito de ser adolescente: oportunidades para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2011.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Trad. Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2013.

Downloads

Publicado

10-04-2025