MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DA UFSCAR:

UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS E CONTINUIDADES

Autores

  • Adriana Mattar Maamari UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72959

Palavras-chave:

Prof-Filo, UFSCar, Ensino de Filosofia, Mestrado Profissional

Resumo

Filosofia como disciplina escolar da Educação Básica Brasileira, reintroduzida como obrigatória nos currículos do ensino médio, juntamente com Sociologia, por vias legais nos anos de 2006-2008.
A trajetória de continuidade em torno da Filosofia como disciplina escolar tem uma interface na formação de professores, o que envolve a necessidade do oferecimento de cursos de formação de professores. Neste sentido, a UFSCar se destaca tendo sido a primeira instituição a oferecer em âmbito nacional um curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Ensino de Filosofia. Foram duas ofertas nos anos de 2014-15 e 2017-18, além de eventos, workshops e atividades de extensão.
A partir dessa trajetória, o Prof-Filo UFSCar no ano de 2017 passa a ter início em sua primeira turma, sendo que atualmente já nos encontramos na sétima edição.

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Referências

DOCUMENTO ONLINE

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LIVRO

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CAPÍTULO DE LIVRO

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Publicado

10-04-2025