MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DA UFSCAR:
UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS E CONTINUIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72959Palavras-chave:
Prof-Filo, UFSCar, Ensino de Filosofia, Mestrado ProfissionalResumo
Filosofia como disciplina escolar da Educação Básica Brasileira, reintroduzida como obrigatória nos currículos do ensino médio, juntamente com Sociologia, por vias legais nos anos de 2006-2008.
A trajetória de continuidade em torno da Filosofia como disciplina escolar tem uma interface na formação de professores, o que envolve a necessidade do oferecimento de cursos de formação de professores. Neste sentido, a UFSCar se destaca tendo sido a primeira instituição a oferecer em âmbito nacional um curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Ensino de Filosofia. Foram duas ofertas nos anos de 2014-15 e 2017-18, além de eventos, workshops e atividades de extensão.
A partir dessa trajetória, o Prof-Filo UFSCar no ano de 2017 passa a ter início em sua primeira turma, sendo que atualmente já nos encontramos na sétima edição.
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Referências
DOCUMENTO ONLINE
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LIVRO
MAAMARI, Adriana Mattar; WEBER, José Fernandes; BAIRROS, Antonio Tadeu (orgs.). Filosofia na Universidade. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.
MAAMARI, Adriana Mattar (org). Novas Tendências para o Ensino de Filosofia. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. v. 1, 2 e 3.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF - 2006 - 2018. 1.ed. Rio de Janeiro, RJ: nefi/UERJ edições, 2020. E-book. Disponível em: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros. Acesso em: 26 jan. 2025.
CAPÍTULO DE LIVRO
MAAMARI, Adriana Mattar. Filosofia como Disciplina Escolar. In: MAAMARI, Adriana Mattar (Org.). Novas tendências para o ensino de filosofia: campo histórico-conceitual, didático e metodológico, Curitiba, PR: CRV, 2017, p. 63 - 103. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441605.1.
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