PROF-FILO, UMA REDE EPISTEMOLÓGICA E EDUCATIVA:
HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DO NÚCLEO UFCG
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.72968Palavras-chave:
ensino de Filosofia, PROF-FILO, perfil epistêmico docente, filosofia no BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar alguns elementos do perfil institucional e filosófico do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e também fornecer informações sobre a constituição e a atuação do Núcleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) neste Programa de Pós-graduação em rede. No primeiro movimento do texto fornecem-se dados históricos sobre a criação desta rede e do Núcleo UFCG, discutindo também algumas problematizações atinentes ao Ensino de Filosofia, tais como, o seu estatuto epistemológico, alguma peculiaridades das metodologias de pesquisa neste campo do saber filosófico e o problema do perfil epistêmico do docente de Filosofia, no qual há precedência das questões e da postura filosóficas ante as demandas didático-metodológicas. No segundo movimento, apresenta-se a composição docente e discente do Núcleo e sua abrangência geográfica e institucional e, por fim, discute-se os seus impactos sociais e acadêmicos na formação de professores e na educação filosófica nas escolas brasileiras.
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Referências
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