O ENSINO DE FILOSOFIA, A SOCIEDADE DE CONTROLE E A CRIAÇÃO EM DELEUZE :

O PROBLEMA DA FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.69739

Palavras-chave:

filosofia, desejo, diferença, experimentação

Resumo

Este estudo questiona a descaracterização da filosofia proposta na BNCC para contribuir com a ordem estabelecida. A questão é pensar uma filosofia em sala de aula que explore os limites da escola de massas e incite os alunos a se afirmarem na diferença, em enfrentamento ao domínio. Tem como objetivo cartografar o ensino de filosofia justaposto no atual modelo educacional brasileiro, dado na esteira da sociedade de controle, para mapear linhas de fuga que escapem ao controle escolar e se ponham em fluxo a afirmar a diferença. O percurso traçado primeiro se deteve à denúncia da filosofia conformadora à luz dos conceitos sociedade de controle e processos de subjetivação. Segundo, fez a crítica do modelo pela proposição do diferencialismo deleuziano, como linha capaz de incitar focos de resistência à maquinaria agenciada no campo social para suscitar possibilidades de vidas menos presas à ordem. A conclusão é que no controle, os sujeitos são constituídos politicamente. têm seus desejos esmagados para adequar-se ao modelo, a escola o reproduz, a filosofia se adequa. Cabe negar a imortalidade do modelo por uma política de resistência afirmativa da diferença, que desloca o desejo para o campo produtivo pela experimentação filosófica, rumo à ética menos presa.

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Publicado

10-04-2025