O ENSINO DE FILOSOFIA, A SOCIEDADE DE CONTROLE E A CRIAÇÃO EM DELEUZE :
O PROBLEMA DA FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.69739Palavras-chave:
filosofia, desejo, diferença, experimentaçãoResumo
Este estudo questiona a descaracterização da filosofia proposta na BNCC para contribuir com a ordem estabelecida. A questão é pensar uma filosofia em sala de aula que explore os limites da escola de massas e incite os alunos a se afirmarem na diferença, em enfrentamento ao domínio. Tem como objetivo cartografar o ensino de filosofia justaposto no atual modelo educacional brasileiro, dado na esteira da sociedade de controle, para mapear linhas de fuga que escapem ao controle escolar e se ponham em fluxo a afirmar a diferença. O percurso traçado primeiro se deteve à denúncia da filosofia conformadora à luz dos conceitos sociedade de controle e processos de subjetivação. Segundo, fez a crítica do modelo pela proposição do diferencialismo deleuziano, como linha capaz de incitar focos de resistência à maquinaria agenciada no campo social para suscitar possibilidades de vidas menos presas à ordem. A conclusão é que no controle, os sujeitos são constituídos politicamente. têm seus desejos esmagados para adequar-se ao modelo, a escola o reproduz, a filosofia se adequa. Cabe negar a imortalidade do modelo por uma política de resistência afirmativa da diferença, que desloca o desejo para o campo produtivo pela experimentação filosófica, rumo à ética menos presa.
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima, Gallo Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo - SP: Atta mídia e Educação, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. São Paulo: Papirus, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensinomedio. Acesso em 02/03/2023.
BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 23/02/2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 03/07/2022. Acesso em 05/03/2023.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em 28/02/2023.
BRASIL. Lei 11.684 de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm. Acesso em 28/03/2023.
CASIMIRO, Flavio Henrique Calheiros. A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2020. Disponível em: A_TRAGEDIA_E_A_FARSA.pdf (ifsuldeminas.edu.br). Acesso em: 15/12/2023.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar – 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro -RJ: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, FÉLIX. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia vol. 1. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro-RJ. Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, FÉLIX. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia vol. 3. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro-RJ. Editora 34, 1996.
DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Tradução Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta: 1998.
DELEUZE, G; Parnet, C. O Abecedário de Gilles Deleuze. Éditions Montparnasse, Paris. Filmado em 1988- 1989. Publicado em: 1995. Disponível em: https://askesis.hypotheses.org/918. Acesso em: 14/06/2022.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34. 2010.
DELEUZE, G. Nietzsche e a Filosofia. Tradução Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
FAVARETTO, C. Filosofia, ensino e cultura In: KOHAN, W. O. (et al.) Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
FÁVERO, A. A. (org.). Privatização da Educação. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo. V. 27 n. 1, p. 5-8, jan/abr. 2020. ISSN online 2238-030. Disponível em: Vista do v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO (upf.br). Acesso em: 26 nov. 2023.
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório anual 2022. 31/12/2002. Disponível em: Relatório Anual 2002 - Material - Fundação Lemann (fundacaolemann.org.br). Acesso em: 28 nov. 2023.
GALINA, Simone. O ensino de filosofia e a criação de conceitos. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, (set./dez. 2004), p. 359-371. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 25/11/2022.
GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GUATTARI, F., & ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes. 1986.
KOHAN, Walter Omar; SILVA, Tomaz Tadeu. Dossiê: “Entre Deleuze e a Educação”. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, (Set./Dez. 2005), p. 1171-1182, Disponível em: 93 V.26. (SET./DEZ. 2005) - Dossiê: “Entre Deleuze e a Educação" | Cedes (unicamp.br). Acesso em: 25/04/2023.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina. Editora Planta, 2004.
LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Tradução Leonora Corsini. Ed. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2006.
MENDES, V. R.; PERONI, V. M. V. Estado, mercado e formas de privatização: a influência dos think tanks na política educacional brasileira in: Privatização da Educação. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo. V. 27 n. 1, p. 65-88, jan/abr. 2020. Disponível em: Vista do v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO (upf.br). Acesso em: 27 nov. 2023.
QUEM SOMOS. Mises Brasil. O Instituto Ludwig von Mises Brasil (“IMB”) é um think tank voltado à produção e à difusão de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre. Disponível em: Mises Brasil. Acesso em: 18 dez. 2023.
ROCHA, Camila. Direitas em rede: think tanks de direita na América Latina. In: CRUZ, Sebastião Velasco; KAYSEL, André; CODAS Gustavo (Org.). Direita, volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.p. 261-278.
SCHÉRER, R. Aprender com Deleuze. In: Dossiê: “Entre Deleuze e a Educação”. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, (Set/Dez. 2005), p. 1183-1194. Disponível em: 93 V.26. (SET./DEZ. 2005) - Dossiê: “Entre Deleuze e a Educação" | Cedes (unicamp.br). Acesso em: 05/01/2024.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro, Contraponto, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Entrevista concedida a Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, João M. Paraskeva, Universidade do Minho – Portugal, e Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas – Brasil. In: Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, p.5-14, Jan/Jun 2002. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol2isslarticles/tomaz.pdf. Acesso em: 22/05/2023.
SPINOSA, B. Ética. Tradução e notas Tomaz Tadeu Silva. 2. Ed. Belo Horizonte: autêntica, 2008.
VINCI, C. F. R. G. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze. Revista Sofia. v. 7, n. 2, (jul./dez. 2018) p. 322-342. Disponível em: O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze | Sofia (ufes.br). Acesso em: 18/02/2024.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Sinergia: Ediouro, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Helena de Sousa Melo, José Renato de Araújo Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).