FILOSOFIA E LITERATURA, DESAFIOS E HORIZONTES PARA PESSOA DO PRIVADO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i1.70619Palavras-chave:
filosofia, literatura, cidadaniaResumo
Pretende-se apresentar resultados parciais de pesquisa que se denominam notas filosóficas. Filosofia & Literatura abriga professores, estudantes e comunidade externa que, dentre tantas coisas, considera que o acesso ao conhecimento faz parte da herança histórica e cultural dos sujeitos planetários, além de um direito assistido nas leis que protegem a dignidade humana. O objetivo do trabalho é, à luz do projeto aqui mencionado, mapear o alcance da ressocialização, por meio da literatura e da filosofia, na Cadeia Pública de União da Vitória. Os procedimentos técnicos utilizados foram bibliográficos, bem como a pesquisa-ação, já que os coordenadores do projeto extensionista são os mesmos que realizam a pesquisa ora apresentada. Os resultados encontrados, mesmo que parciais, são significativos para o debate proposto, já que, no interior da cadeia pública, os privados de liberdade apresentam melhorias no comportamento, bem como demonstram interesse em retomar os estudos, com vistas ao ensino superior. Por tudo isso, auspiciando socialização como consciência social, mesmo no contexto dos cárceres brasileiros, julga-se que projetos educacionais são apostas importantes, que demarcam desafios e horizontes na contemporaneidade, para a pessoa do privado de liberdade.
Downloads
Referências
ALBERGARIA. Jason. Das penas e da execução penal. 3. Ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Execução Penal. Lei 7.210/84, promulgada em 11 de julho de 1984. Brasília: Congresso Nacional, 1984. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: Constituição (planalto.gov.br). Acesso em: 28/04/2024.
CANDIDO, A. Direitos humanos e literatura. In: FESTER, A. C. RIBEIRO et al. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, n. esp., p. 81-89, 1999 Tradução. Acesso em: 24 abr. 2024.
COLOGNESE, Silvio Antonio; MELO, José Luiz Bica. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia. v. 9, Porto Alegre: UFRGS, 1998, p.143-159.
FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/index.php/o-que-e-extensao. Acesso em: 28/04/2024
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MALAGUTTI BATISTA, Vera. Introdução crítica à criminologia brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3.ed. Trad. Carlos A. Silveira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 17. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
ONOFRE, E. M. C. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v.1, n.1, ago./dez. 2012. Disponível em: Acesso em: 28/04/2024
PETIT, Congresso Internacional dos Editores de Buenos Aires. Mesa Redonda: “Estratégias para a construção de leitores”. Asolectura, Bogotá, n 4, abril, 2005.
ROSSINI, Tayla Roberta Dolci, O sistema prisional brasileiro e as dificuldades de ressocialização do preso, disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8784/osistema-prisional-brasileiro-e-as-dificuldades-de-ressocializacao-do-preso
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Charles Santiago Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).