ESTÉTICA DO PENSAMENTO:
UMA INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA DE C. S. PEIRCE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67869Palavras-chave:
Estética, Semiótica, PeirceResumo
O presente artigo aborda a noção de signo desenvolvida por C. S. Peirce. Nós estamos evocando seu sistema semiótico de forma imbricada, por isso sempre retomada em recorrência, pois a semiótica é um sistema lógico que em seu âmago estuda os signos e suas relações. Ao afirmar que tudo é signo o que se pretende dizer é que o significado contido em uma ideia pode ser transmitido a qualquer interpretante. Logo, a semiótica está contida no plano fenomenológico da filosofia de Peirce, com capacidade de estabelecer relações interpretativas gerais da e sobre a realidade. Desse modo, tudo que possa ser dito ou pensado é de natureza semiótica, ou seja, é signo. Apresentamos a conceituação e classificação dos tipos de signos descritos por Peirce, destacando os contrapontos entre as ideias padronizadas (habituais) e a proposta peirceana, quanto a relação que existe entre estes três termos: signo-objeto-representante.
Downloads
Referências
CAMPOS, Jorge. Os enigmas do nome: na interface lógica/semântica/pragmática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
DESCARTES, René. Discurso do Método. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1957.
FERRARI, M. William James. In: CALCATERRA, Rosa M.; MADDALENA, Giovanni; MARCHETTI, Giancarlo. (Org.). Il pragmatismo: Dalle origine agli sviluppi contemporanei.Carocci Editore: Roma, p. 73-98, 2015.
MADDALENA, Giovanni. Peirce. Milano: Editrice La Scuola, 2015.
MADDALENA, Giovanni. Scritti scelti. Trad. Giovanni Maddalena. UTET: Torino, 2005.
MADDALENA, Giovanni. Instinto Razionale. Torino: Trauben, 2003.
PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce (CP). Ed. Hartshorne, Weiss & Burks. Cambridge: Harvard Univ. Press, 1935, 1958.
PEIRCE, C. S. Ilustração da lógica da ciência. Trad. e Introd. Renato Rodrigues Kinouchi. São Paulo: Ideias & Letras, 2008a.
PEIRCE, C. S. Esperienza e Percezione: Percorsi nella Fenomenologia. Trad. Maria Luisi. Firenze: Edizione ETS, 2008b.
PESSIS-PASTERNAK, Guitta. Do caos à inteligência artificial. São Paulo: Edunesp, 1993.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. 3. ed. São Paulo: Iluminuras/ FAPESP, 2005.
SANTAELLA, L. O método anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
SILVEIRA, L.F.B. Incursões Semióticas. São Paulo: UNICAMP/Coleções CLE, 2014.
SILVEIRA, L.F.B. Curso de Semiótica Geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tiziana COCCHIERI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).