A filosofia no ensino médio brasileiro: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i2.16825Keywords:
Filosofia. Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Diretrizes Curriculares.Abstract
O presente artigo pretende discutir o tema das conexões entre a filosofia e o seu ensino no nível médio tem por objeto a constituição do espaço curricular destinado ao conhecimento filosófico como disciplina escolar. O exame nele desenvolvido se relaciona com o desenvolvimento do projeto de extensão Contribuições Didático-Pedagógicas ao Ensino de Filosofia na Escola Média: ação do grupo extensionista Cinema e Educação (CINEDUC), da UFMG, do qual os autores fazem parte da equipe, um deles como subcoordenador. As argumentações aqui desdobradas referem-se à discussão conceitual de pressupostos relativos à presença da filosofia como disciplina do ensino médio brasileiro. Nesse sentido, analisam-se questões atinentes à institucionalização do campo da filosofia dentro da vida educacional, desde as suas relações com o ambiente da escola de ensino médio – tanto no que tange à problemática do conteúdo quanto da situação do profissional que o ministra – até aquelas havidas com as demais áreas do conhecimento humano abrangidas pelas diversas grades curriculares. Para tanto, desenvolve-se uma análise acerca da forma como a inserção é definida pela legislação brasileira atual, em especial nos PCN e no CBC do Estado de Minas Gerais, o qual serve aqui a um estudo de caso.
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