REFLEXÕES PROXIMAIS SOBRE EDUCAÇÃO, ENSINO DE FILOSOFIA E A QUESTÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i1.24726Keywords:
Educação, Filosofia, Meio AmbienteAbstract
Filosofia, Educação e meio ambiente são, certamente, um dos trinômios significativos e inadiáveis para o debate que deve emergir quando consideramos a tarefa da Filosofia nos dias atuais, o quefazer da Educação e o entendimento da noção de meio ambiente. O nosso objetivo é enfatizar o diálogo implícito entre Filosofia, Educação e meio ambiente no processo pedagógico. O enfoque teórico da presente reflexão é esboçado pela noção de complexidade e, metodologicamente, apoiamo-nos nos estudos e pesquisas teóricas que versão a partir do Teoria da Complexidade, do pensador francês Edgar Morin (1921-). Preferimos manter os conceitos Educação, Filosofia e meio ambiente nas suas singularidades por mera formalidade, ainda que saibamos das inúmeras semânticas, ou seja, dos diferentes sentidos, significados e orientações teóricas que tais conceitos adquiriram ao longo de suas respectivas historicidades, no Ocidente, até o presente.Downloads
References
ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Ensinar a condição humana. Revista Científica do Centro Universitário Nove de Julho. N.2. v. 2, dez. 2000, p. 13-14.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas: Papirus, 2007.
JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Contraponto, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
MORIN, Edgar. O método I: a natureza da Natureza. Publicações Europa-América Ltda., 1997.
______. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
______; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
NOGUEIRA, Adriano (Org.) Contribuições da interdisciplinaridade para a ciência, para a educação, para o trabalho sindical. Petrópolis: Vozes, 1994.
PINKER, Steven. Do que é feito o pensamento: a língua como janela para a natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
RODRIGUES, Luciane D. Conhecimento e ressignificação: a prática pedagógica em educação ambiental. IN: BAGGIO, Andre e BARCELOS, Valdo. Educação ambiental e complexidade: entre pensamentos e ações. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
SERRES, Michel. O contrato natural. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.
______. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
-
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).