PHILOSOPHY OF SCIENCES. A CRITICAL PANORAMA TO LOGICAL POSITIVISM AND METAPHYSICS

Authors

  • Manoel Ribeiro Moraes Junior Universidade do Estado do Pará. http://orcid.org/0000-0001-6986-7671
  • Wladirson Ronny da Silva Cardoso Universidade do Estado do Pará Departamento de Filosofia e Ciências Sociais Universidade do Estado do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação Básica

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.42147

Keywords:

Science, Theoretical Knowledge, Contemporary Philosophy.

Abstract

This article analyzes the ascendancy of Sciences Philosophy as a reflection space where the questions on the knowledge they enter scientific practices. For this, he sought to study the theoretical horizons of theoretical knowledge and science in the thinkers of the School of Vienna, Karl Popper and Paul Feyerabend. Thus, this study envisions as philosophy in contemporary times think knowledge to beyond the metaphysical, positivism and transcendental aesthetic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Manoel Ribeiro Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará.

Graduado em Teologia e Filoofia

Mestre em Filosofia (UERJ)

Doutor em Ciências da Religião (UMESP)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Universidade do Estado do Pará. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.

Wladirson Ronny da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Pará Departamento de Filosofia e Ciências Sociais Universidade do Estado do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação Básica

Doutor em Antropologia Social [PPGA/UFPA]; Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social [PPGD/UFPA] e Bacharel/Licenciado em Filosofia [IFCH/UFPA]. Professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará [UEPA] e ex Coordenador de Interiorização do Campus XI UEPA-São Miguel do Guamá, entre 07/2013 a 12/2014. Possui experiência de ensino em diversas áreas da Filosofia, em especial da Filosofia Prática [Ética, Política, Cidadania,Teorias da Justiça e Direitos Humanos], desenvolvendo pesquisas também no campo da Antropologia da(s) Sexualidade(s) e no campo das Ciências da Educação - com destaque para a formação de professores da educação básica. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS, tendo integrado - na condição de colaborador - a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no estado Pará [OAB /PA] entre os anos de 2017 e 2018, destacando-se em atividades de pesquisa e militância pelos Projetos Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém e Gênero, sexualidade e envelhecimento: um estudo multimétodos sobre políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

References

ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. “Weber e Habermas: religião e razão moderna”. Síntese nova Fase, 64 (1994): 15-41.

BARBOSA, Ricardo Corrêa. Dialética da Reconciliação. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1996.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: rasiliense, 1993.

______. A fabricação da ciência. São Paulo: Unesp, 1994.

FEYERABEND, Paul K. Contra o método. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1977.

______. En torno al mejoramiento de las ciencias y las artes e la identidad entre ellas. In: QUINTANILLA, M.A. (dir.), Filosofía de la ciencia y religión, Sígueme, Salamanca 1976.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.

QUINTANILLA, M.A. (dir.), Filosofía de la ciencia y religión, Sígueme, Salamanca 1976

LACOSTE, Jean. A filosofia no século XX. Campinas: Papirus, 1992.

MARCUSE, Herbert. A ideoloia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Sobre a fundamentação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993.

POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1975

WEBER, Max. Economia y sociedad. Mexico: Fondo de Cultura Economica, l944.

Published

2019-07-16

Issue

Section

Papers