CRÍTICA, ÉTHOS, VIRTUDE E A QUESTÃO DO GOVERNO EM FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.69321

Palavras-chave:

Atitude crítica, Virtude, Kant, Práticas de Governo

Resumo

O ano de 1978 é de importância central para o conjunto dos estudos levados a cabo por Michel Foucault em seu último período. Nele convergem inflexões de propostas anteriores e se produz um entroncamento onde se cruzam os eixos do saber, do poder e dos modos de subjetivação. É aí também que a analítica do poder se estende a uma genealogia da governamentalidade que rastreia as práticas de governo e as formas de contracondutas que constituem o terreno da atitude crítica. Assim, o objetivo deste artigo é explorar a importância da atitude crítica no percurso intelectual de Foucault, como um éthos característico da modernidade e também como uma virtude capaz de colocar em questão as práticas de condução de condutas. Nesse quadro, queremos demonstrar que o interesse de Foucault pelo texto de Kant se dá pela problematização das práticas de governo que interroga a modernidade e a Aufklärung em proveito de seu próprio projeto crítico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helrison Silva Costa, Doutor em Filosofia pela UFMG.

Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Mestre em Filosofia (bolsista CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia Política contemporânea especialmente no pensamento de Michel Foucault nos seguintes temas: governamentalidade, crítica genealógica, práticas de governo, contraconduta e parresía.

Referências

ADVERSE, O que é ontologia do presente? In: Nuntius Antiquus. Belo Horizonte, n.6, 2010.

BUTLER, J. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política, n. 22, 2013.

CREMONESI, L. Askêsis, ethos, parresia: pour une généalogie de l’attitude critique. In: LORENZINI, D; REVEL, A; SFORZINI, A (org.). Michel Foucault Éthique et vérité (1980-1984), 2013.

FOUCAULT, M. Dits et écrits I e II (1954-1988). Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, M. Le gouvernment de soi et des autres: cours au Collège de France, 1982-1983. Paris: Gallimard/ Seuil, 2008.

FOUCAULT, M. Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Loyola, 2011

FOUCAULT, Qu’est-ce que la critique? suivi de la culture de soi. Paris: Vrin, 2015, p. 34.

FOUCAULT, M. Dire vrai sur soi-même: conférences prononcées à l’Université Victoria de Toronto. Paris: Vrin, 2017.

SENELLART, “A crítica da razão governamental em Michel Foucault”. In: Tempo Social; Rev. Social. São Paulo, v. 7, n. 1-2,1995, p. 5.

Downloads

Publicado

30-10-2024

Edição

Seção

Artigos