O ENSINO REMOTO COM O LÚDICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Autores

  • Rosycléa Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Elaine Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58775

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Língua inglesa. Ensino remoto. Lúdico. Pandemia da COVID-19.

Resumo

No Brasil, assim como em muitos países no mundo, escolas foram fechadas como parte das medidas de prevenção da COVID-19. Nesse cenário, muitas escolas adotaram o ensino remoto de emergência (HODGES et al., 2020) e os professores e alunos precisaram se adaptar ao ensino online. No campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2015) e levando em consideração esses aspectos, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como dois professores de língua inglesa compreendem o trabalho com o lúdico no ensino remoto. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os estudos recentes acerca do ensino remoto (ARRUDA, 2020; CORDEIRO, 2020; HODGES et al., 2020) e sobre ludicidade e educação (NOGUEIRA 2008; SANTOS, 2010; e SILVA; FANTINELLI, 2019). Os dados foram gerados por meio de entrevistas - via aplicativo de WhatsApp - com dois professores de língua inglesa que atuam em escolas públicas de Alagoas, Brasil. A análise qualitativa evidencia os desafios e aprendizagens que os professores experienciaram com a utilização do lúdico no ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19. As implicações são apresentadas no campo da formação docente, com a adoção de saberes sobre tecnologias digitais e ensino online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Dantas, R., & Elaine Silva. (2021). O ENSINO REMOTO COM O LÚDICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E APRENDIZAGENS . PROLÍNGUA, 16(1), 110–125. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58775