Contabilidade Forense como Instrumento de Combate à Corrupção: um estudo sobre a atuação do perito criminal federal na operação Lava-Jato

Autores

  • Igor Marçal Meireles
  • Leticia Medeiros da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Contabilidade Forense, Perícia contábil criminal, Perito, Corrupção, Fraude

Resumo

RESUMO

Objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo descrever a atuação do Perito Criminal Federal Contábil na instrumentalização dos processos de combate à corrupção por ocasião da Operação Lava Jato.

Método e abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e documental. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com dois Peritos Criminais Federais e foram analisados laudos contábeis elaborados por eles. A documentação utilizada para esta pesquisa foram três laudos periciais contábil-financeiros, elaborados por peritos criminais federais no setor técnico-científico da Superintendência Regional (SR) do DPF no Estado do Paraná. Além disso, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com dois peritos criminais federais da área 1 (Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas), que foram responsáveis pela confecção dos referidos laudos. Ressalta-se que o conteúdo das perguntas das entrevistas foi elaborado de acordo com o referencial teórico.

Principais resultados: O estudo demonstrou que Contabilidade Forense é importante no processo de combate à corrupção e que a atuação do perito criminal é fundamental na instrumentalização das provas no bojo da Operação. Por meio da análise dos laudos e das entrevistas com os peritos, que esses profissionais são responsáveis por esclarecer a verdade dos fatos tendo como base as evidências e os vestígios materiais, resultantes de delitos investigados no curso da Operação.

Contribuições: Em situações diferentes, os laudos periciais foram suficientes para evidenciar os crimes financeiros, provando e descrevendo os delitos praticados por organizações criminosas, instrumentalizando as denúncias oferecidas pelo Ministério Público.

Originalidade e relevância:  Diferentemente de pesquisas anteriores, este estudo refere a contribuição objetiva da perícia contábil criminal e da atuação do perito forense, identificando os instrumentos por eles utilizados. Também contribui com estudantes e profissionais contábeis, por apresentar demanda crescente e novas formas de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Meireles, I. M., & Medeiros da Silva, L. (2023). Contabilidade Forense como Instrumento de Combate à Corrupção: um estudo sobre a atuação do perito criminal federal na operação Lava-Jato. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 3(1), 5–26. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/66750

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa