Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

a)      A contribuição deve ser original e inédita, seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Edital; ser enviado, no máximo, em coautoria, devendo um/a dos/as autores/as possuir o título mínimo de mestrando/a.

b)     Casos de plágios e/ou autoplágios serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial;

c) Na primeira etapa, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do corpo do texto, do arquivo e das propriedades do word, garantindo desta forma o sigilo da revista para a avaliação por pares e às cegas.

d)      O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da revista, realizada pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a dois pareceristas ad hoc. O texto será reencaminhado ao autor para a realização das devidas alterações, caso necessário, ou para que tenha ciência da avaliação realizada;

e)     A extensão dos artigos deverá ser entre 10 e 15 páginas; serão aceitos ensaios de 5 a 8 páginas e resenhas de, no máximo, 5 páginas, incluindo títulos, subtítulos, figuras e tabelas. Todos os trabalhos devem ser escritos na fonte Times New Roman, em espaço 1,5, fonte tamanho 12. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 250 palavras e mais quatro palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords), nos mesmos padrões, e a versão em inglês do título do artigo. As notas de rodapé deverão ser de caráter explicativo, fonte 10 cm, espaço simples, sem adentramento de parágrafo e dispostas no final do texto; Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm. As resenhas bibliográficas deverão ser de livros recentes; devem apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas. As referências bibliográficas seguem o seguinte modelo:

Livros:

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

Capítulo de livros:

DUARTE, Geni Rosa. A arte na (da) Periferia: Sobre... Vivências. In.: ANDRADE, Eliane Nunes (Org). RAP e educação, RAP é educação. São Paulo, 1999. p. 12-22.

Capítulo de revistas:

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. In.: Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro de 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf>. Acessado em: abril de 2014. p.197-223.

Legislação:

BRASIL. Lei de Introdução às Normas do Direito brasileiro, instituída em 4 de setembro de 1942. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del4657.htm>. Acessado em: novembro de 2014.

Notícias e outros:

Quando a matéria não informar o autor, inicie pelo título.

TSUNAMI no Japão. O Povo online, Fortaleza, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://www.jornalopovo.com.br>. Acesso em: 11 mar. 2011.

Jornal em meio eletrônico com o autor.

BRÁS, Janaína. Fraternidade: campanha discute proteção à natureza. O Povo online, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://www.jornalopovo.com.br>. Acesso em: 11 mar. 2011.

 

f)      Após a avaliação, os trabalhos deverão conter (em nota) as seguintes informações sobre o/a autor/a: formação acadêmica, instituição a qual está vinculado/a e endereço eletrônico.

g)       As submissões apenas serão aceitas via sistema. Após o cadastro no site, o/a usuário/a poderá anexar o artigo na área reservada para tal finalidade.

h)      Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços desta publicação, não sendo disponibilizado para outras finalidades ou para terceiros.

 

Artigos

Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), contendo entre 10 e 15 páginas. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 250 palavras e mais quatro palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords), nos mesmos padrões, e a versão em inglês do título do artigo. As notas de rodapé deverão ser de caráter explicativo, fonte 10 cm, espaço simples, sem adentramento de parágrafo e dispostas no final do texto; Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

Dossiês

  1. Termos gerais
  • As propostas serão avaliadas pela Comissão Editorial da revista;
  • O número de dossiês aprovados, bem como a ordem de publicação, será determinado pela Comissão Editorial da revista;
  • A carta de aceite da proposta será informada aos/às organizadores/as no prazo máximo de 30 dias após a submissão;
  • Em caso de desistência por parte dos/das organizadores/as do Dossiê, esta deve ser comunicada à Comissão Editorial, até, no máximo, 15 dias após o recebimento da carta de Aceite; 

2. Critérios para a participação como proponente de dossiê 

  • Os dossiês podem ser propostos por até três (3) proponentes, um dos quais deve possuir o título de Doutor. O segundo e o terceiro proponentes poderão estar cursando o mestrado ou o doutorado no momento da submissão da proposta. Todos devem estar vinculados a alguma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, com atuação nas áreas de conhecimento da Sociologia ou áreas afins;

  3.      Estrutura e forma das propostas submetidas

  • As propostas de dossiês devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de, no mínimo, duas (2) e, no máximo, quatro (4) páginas, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates nas áreas de conhecimento da Sociologia ou áreas afins; 
  • As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx (fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1,5) através do e-mail revistaabordagens@gmail.com 
  • As propostas devem conter:

- nome, titulação e vínculo institucional dos proponentes;

- título;

-resumo com até 150 palavras;

- justificativa que contemple a atualidade, a relevância e a originalidade do tema;

- eixos temáticos contemplados;

- indicação de potenciais nomes de autores/as nacionais e estrangeiro/as que poderiam submeter os artigos para o volume.

  • Os/As proponentes deverão enviar também um arquivo adicional com o Currículo Lattes/CNPq atualizado do/as proponentes;

4. Dos critérios de seleção das propostas e da divulgação dos resultados

  • Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
  • Adequação aos critérios de estrutura e forma, estabelecidos no item 3 deste edital;
  • Em relação aos proponentes: será levada em conta a titulação, o histórico acadêmico (histórico de publicações, participação em grupos de pesquisas e afins), a relação proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

 A Comissão Editorial da revista Abordagens tem autonomia e discricionariedade para a seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico e perfis nas redes sociais.  

5. Da seleção de artigos que irão compor os dossiês contemplados 

  • A chamada pública para artigos referentes às temáticas será feita pela Revista, por meio do site oficial, e-mail e redes sociais;
  • Os artigos selecionados para publicação deverão ser inéditos;
  • Os artigos serão recebidos pelo portal da revista e encaminhados aos/às organizadores/as;
  • A primeira fase de avaliação (“triagem”) acerca da pertinência do conteúdo do artigo para compor o dossiê é de responsabilidade do/as organizadores/as e deverá ser finalizada em até 15 (quinze) dias depois do encerramento das submissões;
  • O/As organizadores/as deverão enviar um parecer de triagem aos autores/as dos artigos não selecionados para avaliação pelos pares dentro de até 15 dias depois do encerramento das submissões;
  • Na segunda fase de avaliação, os artigos selecionados serão encaminhados pelo/as organizadores/as do dossiê para avaliação de pareceristas externos. A análise do artigo seguirá o anonimato e avaliação cega por pares, tendo os mesmos trâmites dos artigos em fluxo contínuo;
  • Os artigos que compuserem o dossiê deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores/as da Revista;
  • Os dossiês poderão ter, no máximo, 8 contribuições, incluída a apresentação do/as organizadores/as. Os artigos que não forem aprovados pelo/as organizadores/as para compor o dossiê serão arquivados.;

6. Das responsabilidades dos/as organizadores/as 

  • Verificar se cada contribuição é original e inédita;
  • Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê;
  • O/As organizadores/as ficarão responsáveis pelo texto de apresentação ao dossiê, que deverá ter caráter acadêmico e ser elucidativo dos temas propostos, além de apresentar as contribuições selecionadas para compor o volume;
  • Os prazos estipulados aos/às organizadores/as para o cumprimento das diversas fases dos processos de avaliação das submissões serão cobrados pela Comissão Editorial e, em caso de descumprimento injustificado, o dossiê poderá ser cancelado;

7. Edição e publicação

  • Os dossiês serão publicados nos números da Revista Abordagens em ordem estabelecida pela Comissão Editorial. As edições serão publicadas em versão digital e divulgadas no site, nas redes sociais e nas redes de contatos da Revista;

A Comissão Editorial.

Ensaios

Este espaço se dedica a publicar produções que assumam uma forma livre, flexível e assistemática. Neste tipo de produção, o autor tem maior liberdade na defesa de determinada posição sem precisar necessariamente apoiar-se em dados empíricos ou documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter entre 5 e 8 páginas, incluindo titulo em inglês e português

Entrevistas

Esta seção é reservada a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate sociológico. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter, no máximo, 10 páginas, com título em inglês e português.

Traduções

A revista aceita traduções de artigos, ensaios e entrevistas relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação

Resenhas

Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até 3 anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para 5 anos. Devem ter entre 4 e 10 páginas páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado. Devem conter título em inglês e português.

Resumos de Teses e Dissertações

Esta seção é reservada aos resumos das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação em Sociologia nos últimos 2 anos. Serão aceitos resumos expandidos de até 3 páginas, com título, palavras-chave e a referência completa do trabalho apresentado (tipo de documento - se é dissertação ou tese, grau - mestrado ou doutorado, instituição, local e ano da defesa).

Novas Abordagens

Este espaço é dedicado a trabalhos de convidados pela Revista Abordagens a tratar dos seus temas atuais de pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.