Desvelando as Teias do Poder:

Raça, Gênero e Classe nas Relações de Dominação no Brasil

Autores

  • Joana dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Barbara Santana Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Ueliton Santos Moreira-Primo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Heleieth Saffioti; Relações de Poder; Gênero; Raça; Classe

Resumo

Neste texto, examinaremos como se dão as relações de poder em Heleieth Saffioti, a partir de sua obra “O Poder do Macho”, lançada em 1987. Para tal, será analisado o entendimento da autora sobre como os sistemas do patriarcado, racismo e capitalismo se imbricam e se constituem como sistemas de dominação e exploração na sociedade brasileira. Inicialmente, serão discutidas as questões do patriarcado e do gênero que, como coloca a autora, são questões atravessadas pelas opressões sexistas e, em seguida, discutiremos como as discriminações raciais e de classes se interligam ao poder do macho e operam conjuntamente. Para Heleieth Saffioti, o conjunto desses sistemas serve para beneficiar e dar poder aos homens, aos brancos e aos ricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Barbara Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ueliton Santos Moreira-Primo, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. 2007.

CAMINO, L., SILVA, P. MACHADO, A., PEREIRA, C. A face oculta do racismo no Brasil: Uma análise psicossociológica. Revista Psicologia Política, 1(1), 13-36, 2001.

CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Rev. Estudos feministas, 10(172), 171-188, 2002.

IBGE. PNAD CONTÍNUA 2018. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/2511-np-pnad-continua/17270-pnad-continua.html?t=microdados>

IBGE. PNAD CONTÍNUA 2019. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=27762&t=resultados>

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna. Coleção Polêmica, 1987.

Downloads

Publicado

22.01.2024 — Atualizado em 23.01.2024

Versões