ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

relevância e contribuições no cenário brasileiro

Autores

  • Dayane Trindade Macedo UFPB

Palavras-chave:

Análise de trajetórias, Neoliberalismo, Precarização

Resumo

A incorporação de novas linguagens baseadas em uma nova lógica de obtenção de lucros, está diretamente ligada à ideia de que basta um esforço pessoal para conseguir alcançar objetivos – esses também fomentados pela lógica capitalista neoliberal. Um novo léxico é fundamental para que indivíduos se vejam não mais como meros empregados, mas agora como “colaboradores”, como parte de uma empresa que é como uma “grande família”. A crença de que as posições que ocupamos dependem simplesmente de mérito individual ganha ainda mais força porque nos fechamos em análises economicistas, que desconsideram processos de socialização, como por exemplo a socialização familiar, escolar, religiosa. O objetivo deste ensaio é elaborar uma discussão sobre a relevância do estudo de trajetórias como método de análise social, atentando para histórias individuais e de grupos que expressam as estruturas sociais existentes, a partir de que elementos se dá a manutenção ou rompimento dessas estruturas, e como tais estruturas sedimentam desigualdades – não somente a nível material, mas simbólico em inúmeros sentidos. Este ensaio é resultado de um breve levantamento bibliográfico sobre o tema, inspirado em discussões sobre a precarização do trabalho no Brasil, classes e frações de classe que se expressam desde o início dos anos 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Angela. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR, Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: bloco qualitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/Cebrap, 2016. p. 8-23.

ARENARI, Brand; TORRES, Roberto. Os batalhadores e o pentecostalismo: um encontro entre classe e religião. In: SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora?. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2012. p. 311-348

BOLTANSKI, Lue; CHIAPELLO, Eve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. Trad. Ivone C Benedetti.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.-C.; PASSERON, J.C. A construção do objeto. In:____________ (orgs.). Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na Sociologia. 7a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. p. 45-72.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Revista Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 83-92, jun. 2006. Trad. Luciano Codato.

BOURDIEU, Pierre. O conhecimento pelo corpo. In:_________. Meditações Pascalianas. 2º Ed. Rio de Janeiro, Bertrand, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O espaço social e suas transformações. In:_________. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. p. 95-134.

BOURDIEU, Pierre. L’illusion biographique. Actes de La Recherche En Sciences Sociales, v. 62-63, p. 69-72, jun. 1986. Trad. Olívia Alves Barbosa.

MATTOS, Patrícia. A dor e o estigma da puta pobre. In: SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vivem. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2009. p. 173-201.

ROMBALDI, Mauricio; TOMIZAKI, Kimi Aparecida. A Distinção: contribuições da sociologia bourdieusiana aos estudos das relações de trabalho no brasil. In: OLIVEIRA, Roberto Véras de; RAMALHO, José Ricardo; SANSON, Cesar. Diálogos críticos: o pensamento estrangeiro e a sociologia do trabalho no brasil. São Paulo: Annablume, 2023. p. 721-740.

SOUZA, Jessé (org.). Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Humanitas, 2012.

SOUZA, Jessé (org.). Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

VISSER, Ricardo. A formalidade precária: os batalhadores do telemarketing. In: SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora?. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2012. p. 61-84

Downloads

Publicado

31.03.2025