REABILITAÇÃO ESTÉTICA ANTERIOR PELA TÉCNICA DO FACETAMENTO – RELATO DE CASO

Autores

  • Renally Bezerra Wanderley e LIMA Mestranda em Materiais Dentários, Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Piracicaba/SP, Brasil.
  • Juliana Tavares LEITE Graduanda em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Roberta Moreira FRANÇA Professora Assistente do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Michelline Cavalcanti Toscano de BRITO Professora Assistente do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Roseanne da Cunha UCHÔA Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Ana Karina Maciel ANDRADE Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Resumo

Objetivo: Objetivou-se relatar um caso clínico, no qual foi utilizada a técnica operatória de facetas estéticas diretas com resina composta, como alternativa de tratamento restaurador para dentes anteriores. Relato de caso: Realizou-se facetamento estético nos dentes 12, 11, 21 e 22 numa paciente do gênero feminino, 38 anos, que procurou a Clínica de Integração Odontológica da UFPB, insatisfeita com as restaurações antigas. O tratamento foi iniciado por endodontia e procedimentos periodontais, para possibilitar condição de higienização à paciente. Após a seleção de cor dos dentes, fez-se o isolamento do campo operatório e o preparo dos dentes utilizando as pontas diamantadas de números 1014 e 2135 (KG Sorensen, São Paulo, Brasil). As etapas seguintes incluíram condicionamento ácido da estrutura dentária, aplicação do sistema adesivo, inserção e escultura da resina composta e acabamento e polimento. Conclusão: Concluiu-se que a utilização de resinas compostas para a reabilitação estética de dentes anteriores representa uma alternativa conservadora e viável de tratamento odontológico, restituindo a saúde biológica e psicológica ao paciente. DESCRITORES Estética Dentária. Resinas Compostas. Facetas Dentárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

LIMA, R. B. W. e, LEITE, J. T., FRANÇA, R. M., BRITO, M. C. T. de, UCHÔA, R. da C., & ANDRADE, A. K. M. (2014). REABILITAÇÃO ESTÉTICA ANTERIOR PELA TÉCNICA DO FACETAMENTO – RELATO DE CASO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 363–370. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13389

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)