CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Isabelle Cristinne Pinto COSTA Enfermeira. Fonoaudióloga. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFPB. Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase na ESF. Membro do Núcleo Gestor do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. E-mail: belle_costa@hotmail.com.
  • Solange Fátima Geraldo da COSTA Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética - CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. E-mail: solangefgc@gmail.com.
  • Cristiani Garrido de ANDRADE Enfermeira. Fonoaudióloga. Especialista em Saúde Coletiva, com Ênfase na ESF. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética- CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. E-mail: cristiani_garrido@hotmail.com.
  • Jael Rúbia Figueiredo de Sá FRANÇA Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Educação e Saúde na área de Enfermagem e em Enfermagem do Trabalho. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. E-mail: jaelrubia@gmail.com.
  • Kamyla Félix Oliveira dos SANTOS Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e Saúde Coletiva. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. Endereço: E-mail: kamylaoliveira@hotmail.com.
  • Maria Emília Limeira LOPES Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Curso de Graduação e de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética - CCS/UFPB. UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. E-mail: mlimeiralopes@yahoo.com.br.

Resumo

Objetivo: Investigar a produção científica no âmbito da pós-graduação em Enfermagem, acerca dos cuidados paliativos no contexto hospitalar, no período de 2006 a 2011. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza documental, constituída por nove publicações, tendo como fonte de dados dissertações e teses publicadas acerca da temática. Resultados: Os resultados revelaram que o ano de 2008 correspondeu ao maior número de publicações, com três produções. Em relação à instituição que mais desenvolveu produções, destaca-se a Universidade Federal de Santa Catarina, com três publicações. Quanto aos enfoques, identificou-se uma categoria: cuidados paliativos no contexto hospitalar - produção científica no campo da Enfermagem. Conclusão: Com base nesses resultados, observa-se a necessidade de maior disseminação de estudos no campo dos cuidados paliativos no cenário hospitalar. Assim, reafirma-se o quanto é imperativo que as instituições formadoras invistam na capacitação de estudantes e profissionais de enfermagem acerca desse tema. DESCRITORES Cuidados paliativos. Enfermagem. Doente Terminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

COSTA, I. C. P., COSTA, S. F. G. da, ANDRADE, C. G. de, FRANÇA, J. R. F. de S., SANTOS, K. F. O. dos, & LOPES, M. E. L. (2014). CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 387–392. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13541

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)