O PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO NA ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB

Autores

  • Thaisy Garcia OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba
  • Sheilla Virgínia Silva NASCIMENTO
  • Patrícia Vasconcelos Leitão MOREIRA

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de Nutrição acerca do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) no município de Cabedelo, Paraíba. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo avaliativa participativa, na qual foram coletados dados através de uma entrevista semi-estruturada a todos (n=10) os nutricionistas atuantes nas 19 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), no período de maio a setembro de 2011. Resultados: Observou-se que estes profissionais possuem conhecimento satisfatório acerca do Programa e quanto a sua operacionalização, entretanto, foram encontradas algumas divergências com relação às condutas sugeridas pelo manual operacional do PNSF. A partir das experiências vivenciadas diariamente, os entrevistados relataram algumas dificuldades em lidar com o PNSF, dentre elas a resistência e descontinuidade por parte de gestantes e crianças quanto ao uso dos suplementos, apresentando queixas como enjoo e diarreia; bem como a escassez de xaropes e comprimidos nas UBSF. Conclusão: De acordo com informações presentes em relatórios da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), vinculada ao Ministério da Saúde no Brasil, o PNSF poderá passar por modificações, como a distribuição de solução em gotas para o público infantil. Uma vez adotadas medidas para o aprimoramento do Programa, sugere-se que sejam guiadas pesquisas em Cabedelo e nos demais municípios brasileiros para verificar a efetividade daquelas quanto à almejada diminuição dos casos de deficiência de ferro e ácido fólico nos grupos que são assistidos. DESCRITORES Avaliação em Saúde. Prevenção de Doenças. Anemia Ferropriva. Atenção Primária à Saúde. Nutricionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisy Garcia OLIVEIRA, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2012), atuando principalmente nas áreas de Saúde Coletiva e Nutrição Clínica.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

OLIVEIRA, T. G., NASCIMENTO, S. V. S., & MOREIRA, P. V. L. (2015). O PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO NA ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 121–130. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/14990

Edição

Seção

Pesquisa