RISCOS OCUPACIONAIS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE

Autores

  • Eudes Rodrigues de SOUZA Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Alana Tamar Oliveira de SOUSA Universidade Federal da Paraíba
  • Isabelle Cristinne Pinto COSTA Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivos identificar a produção científica sobre riscos ocupacionais no atendimento pré-hospitalar (APH) móvel, no período de 2000 a 2011, e investigar, nos artigos analisados, os enfoques sobre os riscos ocupacionais presentes na atividade de profissionais de APH móvel. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, realizada por meio de busca eletrônica nas bases de dados LILACS e SciELO. Fizeram parte da amostra onze artigos, todos pesquisas de campo. Para explorar o material, elegeu-se a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: Observou-se uma maior publicação em 2008. Dentre os riscos ocupacionais, foram encontrados os biológicos, ergonômicos, de acidentes, químicos, psicossociais e físicos. Esses profissionais enfrentam inúmeras dificuldades que contribuem para o adoecimento, acidente e, até, morte. Conclusão: Ressalta-se que foi averiguada a necessidade de políticas de saúde voltadas para essa área, em particular, e condições de trabalho digno, com o escopo de amenizar a insalubridade do APH móvel. DESCRITORES Riscos ocupacionais. Serviços médicos de emergência. Emergência. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Rodrigues de SOUZA, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

Alana Tamar Oliveira de SOUSA, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba (FCM). Enfermeira do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Isabelle Cristinne Pinto COSTA, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Fonoaudióloga. Doutoranda e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba (FCM).

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

SOUZA, E. R. de, SOUSA, A. T. O. de, & COSTA, I. C. P. (2015). RISCOS OCUPACIONAIS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 151–156. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15654

Edição

Seção

Pesquisa